**Moda vai muito além de uma simples vestimenta** – conta a história de um povo, de uma época, traduz costumes e expressa personalidade. Para promover mais conhecimento sobre as marcas, desde a origem até os dias atuais, grandes grifes apostam em museus para contarem suas histórias.
A **coluna Flay Leite** fez uma seleção de museus de moda ao redor do mundo, confira!
**Le Galerie Dior**
Localizada em Paris, França, a _Galeria Dior_ conta a história da etiqueta fundada por Christian Dior em 1947. A trajetória de quase 80 anos é contada desde o seu fundador, passando por seus sucessores **Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, Raf Simons, John Galliano,** chegando à atual diretora artística da marca, **Maria Grazia Chiuri**.
O espaço está aberto todos os dias, exceto às terças-feiras, das 11 às 19h.
É recomendado comprar os ingressos _online_.


**Gucci Garden**
A história da Gucci é contada no _Palazzo della Mercanzia_ em Florença, Itália, sua cidade de origem. O espaço foi idealizado por **Alessandro Michele**, estilista que deixou a cadeira da direção artística da marca recentemente.
O _Gucci Garden_ é uma imersão no universo da marca fundada em 1921 por **Guccio Gucci**, com artigos históricos da marca, das primeiras coleções até as mais recentes.
O espaço é aberto para visitação todos os dias, das 10 às 19h.


**Museu Yves Saint Laurent**
O museu _Yves Saint Laurent_ sai do eixo europeu e vai direto para o Marrocos, na África. A história da marca criada pelos estilistas **Yves Saint Laurent e Pierre Bergé** é contada na cidade de Marrakech, mais especificamente próximo ao **Jardim Majorelle**. O espaço traz as belezas da YSL associadas à arquitetura do Marrocos.
O museu está aberto para o público todos os dias, das 10 às 17h30, exceto às quartas-feiras.

