Símbolo de elegância e funcionalidade, os casacos longos prometem dominar o inverno 2025 e já conquistaram espaço nos closets das fashionistas. Entre as adeptas da tendência está Silvia Braz, referência no universo digital, que frequentemente aposta na peça para composições sofisticadas e atemporais. Diretamente das passarelas internacionais, os modelos alongados surgem garantindo conforto térmico sem abrir mão do estilo.

Silvia Braz

Maria Braz

Jornada Maia
“Os casacos alongados por serem uma peça única e cobrir o look inteiro carregam com si dois grandes atributos que vêm sendo buscados cada vez mais no vestuário e no estilo de vida atual: praticidade e conforto”, afirma a consultora de imagem e stylist Helô Drummond. A especialista explica que por se tratar de peças versáteis, os casacos longos podem ser utilizados tanto em looks casuais quanto em produções mais sofisticadas. “Dependendo do material e do corte, combinam com jeans e tênis para o dia a dia ou com alfaiataria e botas para ocasiões formais”, sugere a stylist.
Os casacos longos chegam ao inverno 2025 em versões repaginadas, trazendo modernidade sem perder a elegância. “Os trench coats, apesar de serem clássicos e tradicionais, voltam com força total em modelagens mais contemporâneas”, destaca a consultora de imagem. Além deles, os blazers e jaquetas oversized reforçam a dramaticidade vista nas passarelas internacionais, enquanto os maxi cardigans de tricô proporcionam conforto e aconchego para momentos mais informais.
Entre os materiais em alta, a camurça se destaca como aposta certeira para diferentes modelagens de casacos alongados. “Para quem busca uma opção mais acessível, o suede é uma excelente alternativa, pois imita a textura da camurça e mantém a estética boho, tendência forte da temporada”, explica a especialista.
Na hora de escolher o modelo ideal, é essencial considerar o estilo de vida e a identidade visual. “Se você tem um perfil moderno, invista em uma jaqueta oversized de camurça. Já para quem prefere algo mais discreto e clássico, o trench coat é a escolha perfeita, pois alia sofisticação e versatilidade”, orienta Drummond.
A escolha e a composição dos casacos longos podem transformar completamente um look, garantindo estilo e harmonia visual. “O resultado da comunicação visual de uma peça pode variar de acordo com a composição que você dá a ela”, explica. Para um final de semana descontraído com a família, ela sugere a combinação de um maxi cardigan de tricô com shorts e blusa, criando um visual casual e confortável. Já para um evento noturno, a aposta pode ser em um maxi blazer estruturado de alfaiataria, acompanhado de calça ou saia, para um toque mais sofisticado.
As cores também desempenham um papel fundamental na estética da estação. “Os tons de vinho, Marsala, verde militar e marrons estão muito em alta neste inverno”, aponta Drummond. Além disso, a consultora destaca a força da estampa animal print, com destaque especial para a “cow print”, a padronagem inspirada na pele de vaca, que promete dominar a temporada.
Para alongar a silhueta e evitar cortes bruscos na composição, Drummond sugere um truque simples: “Busque combinar a cor do casaco com a mesma cor da calça, ou pelo menos um tom próximo, para evitar contrastes muito grandes que possam achatar a silhueta”. Na hora de montar produções versáteis, a especialista compartilha suas preferências pessoais. “Gosto dos casacos longos com minissaia e bota de cano alto para um visual moderno e sexy. Já para a semana de trabalho, prefiro combiná-los com calça pantalona, porque essa estética com peças amplas me parece extremamente sofisticada”, sugere a consultora.