GPS Brasília comscore

TRE-SP cassa mandato de Carla Zambelli por disseminação de fake news sobre eleições

Deputada do PL-SP também foi declarada inelegível por oito anos; cabe recurso

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou, por cinco votos a dois, a cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), além de torná-la inelegível por oito anos.

A decisão, tomada nesta quinta-feira (25), baseia-se na acusação de que a parlamentar divulgou informações falsas sobre o processo eleitoral de 2022. O julgamento, iniciado em dezembro do ano passado, foi concluído com o voto da juíza Claudia Bedotti, que havia pedido vista.

A ação foi movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que argumentou que Zambelli utilizou suas redes sociais para espalhar desinformação sobre a lisura das eleições. Apesar da decisão do tribunal, a deputada ainda pode recorrer e, enquanto houver possibilidade de recurso, permanecerá no cargo.

Nas redes sociais, Carla Zambelli afirmou que “a justiça divina vai prevalecer sobre a injustiça dos homens”. Em uma nota oficial, a parlamentar reiterou que seguirá exercendo seu mandato enquanto for possível.

“Hoje o TRE-SP entendeu por anular os votos de 946.244 cidadãos paulistas e cassar meu mandato de deputada federal. Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis”, declarou.

A deputada também disse acreditar que está sendo alvo de perseguição política. “Fica claro que a perseguição política em nosso país, contra os conservadores, é visível como o sol do meio-dia. Continuarei a lutar todos os dias de minha vida ao lado de vocês, para que tenhamos a esperança de um Brasil próspero e digno para o povo brasileiro”, escreveu.

Repercussão política

A decisão gerou reações no meio político, com aliados da deputada criticando o resultado. O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) manifestou sua insatisfação com a deliberação do TRE-SP e destacou o impacto da medida sobre a composição do partido na Câmara dos Deputados.

“O TRE de SP acaba de cassar o mandato de Carla Zambelli por 5×2 a pedido do PSOL. Usaram fatos totalmente fora do processo para essa decisão. Com essa decisão, o PL perderá cinco deputados que foram puxados pela votação de quase 1 milhão de votos, sendo a mulher mais bem votada em 2022 e a terceira mais votada no geral”, publicou.

A defesa da deputada ainda não se manifestou sobre os próximos passos no processo.

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.