Categories: Política

TRE-RS cassa deputado Mauricio Marcon por suposta fraude contra cota de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) decidiu, nesta terça-feira (16), a cassação do deputado federal Mauricio Marcon (Podemos-RS). O deputado é acusado de suposta fraude à cota de gênero, que teria sido cometida pelo seu partido para benefício próprio nas eleições de 2022.

A decisão, unânime, também englobou os suplentes do Podemos. A deliberação se dá no âmbito do processo criado pelo PSD, que denunciou à Justiça Eleitoral supostas candidaturas laranjas para burlar as regras eleitorais.

Marcon relatou que irá recorrer ao TER-RS e, que por enquanto, ainda segue no cargo. “Quando a gente se elege deputado federal, ninguém se elege sozinho. A gente precisa de um partido e eu, naquele momento, escolhi o Podemos. Sem reclamações quanto ao partido. Tiveram candidaturas mulheres, como a lei manda. Tivemos um problema que eu só fiquei sabendo meses e meses depois, quando chegou o processo do PSD”, alegou o parlamentar.

“A gente respeita a decisão, até porque os desembargadores são servidores públicos, mas a gente tem o direito de discordar. Eu continuo sendo deputado federal. Cabe um recurso ao TSE. Obviamente, a gente vai fazer esse recurso. A gente lamenta profundamente o que aconteceu. É a primeira vez na história do Brasil que um deputado federal é cassado sem culpa nenhuma. Eu amo meu mandato“, disse aos seguidores nas redes sociais.

De acordo com o TSE, deve-se respeitar uma margem mínima de 30% e um limite máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, de acordo com a Lei nº 9.504/1997, a chamada Lei das Eleições.

Confira, na íntegra, nota do Podemos:

Embora respeite a decisão do TRE-RS, o Podemos discorda em relação à cassação da chapa de deputados federais e do diploma do parlamentar federal Maurício Marcon, eleito com mais de 140 mil votos do povo gaúcho.

Desta decisão ainda cabe recurso e a reavaliação pelo TSE. Portanto, o partido segue acreditando na manutenção do mandato do parlamentar e não medirá esforços jurídicos neste sentido, em defesa da democracia e do voto popular.

DEPUTADA FEDERAL RENATA ABREU, presidente nacional do Podemos

Henrique Neri

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (CEUB), atua como estagiário, cobrindo diversas áreas do GPS

Posts Recentes

CNJ afasta desembargador que falou em mulheres loucas atrás de homens

Magistrado será investigado por discurso "preconceituoso e misógino"

1 hora ago

CCBB Brasília promove oficinas gratuitas para o público infantojuvenil

Atividades com a trupe Carroça de Mamulengos animam as férias de julho com muita diversão…

2 horas ago

Zezé Di Camargo impede Gusttavo Lima de regravar duas músicas

Zezé afirma que a decisão foi tomada para preservar a identidade e a relevância de…

2 horas ago

Apaixonado por Brasília, empresário Elson Cascão morre aos 92 anos

O mineiro chegou à capital em 1958, quando largou a Força Aérea; por aqui, Elson…

2 horas ago

Diogo Nogueira, Ivete Sangalo e mais artistas agitam a 4ª semana do Na Praia Festival

Edição inspirada na China traz uma mistura de ritmos para animar o público na capital

3 horas ago

Do Rio de Janeiro à Bahia: País tem cinco das 10 melhores praias do mundo

Para chegar ao ranking final, foram analisadas 123 praias espalhadas pelo mundo

3 horas ago