O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) promoveu, nos dias 28 e 29 de novembro, uma ação voltada ao atendimento e regularização eleitoral de pessoas com deficiência. O evento contou com parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coddede) e aconteceu na sede da pasta, localizada na Estação da Cidadania do Metrô-DF, na EQS 112.
A ação contou com a participação de servidores de todos os três órgãos envolvidos, além de tradutores em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), visando garantir o acesso amplo aos serviços oferecidos.
Os atendimentos incluíram consulta à situação eleitoral, emissão de multa ou formulário de dispensa, coleta biométrica, emissão de certidões, impressão de título de eleitor e formulários para inclusão ou exclusão de informações sobre deficiência no cadastro eleitoral.
O juiz auxiliar da Corregedoria Eleitoral, doutor Paulo Giordano, fez uma visita ao local e ressaltou a importância de iniciativas como essa, que visam promover a cidadania e facilitar o acesso da população aos serviços públicos.
“Eventos como este são fundamentais para aproximar o serviço público do cidadão e garantir a inclusão de todas as pessoas, independentemente de sua condição”, afirmou o magistrado.
O secretário da Pessoa com Deficiência e presidente do Coddede, Flávio Pereira dos Santos, também esteve presente na ação e destacou o apoio institucional para a realização da iniciativa.
“O aparato da secretaria e do conselho está à disposição para garantir o bom andamento deste trabalho e para promover a plena participação da pessoa com deficiência nos processos eleitorais”, declarou Santos.
Ao final dos dois dias de atendimento, foram realizados 152 atendimentos a pessoas com diferentes tipos de deficiência, promovendo a inclusão eleitoral e garantindo mais acessibilidade aos serviços prestados pelo TRE-DF.
Com informações do TRE-DF