Categories: Cidades

TRE-DF assina acordo voltado ao alistamento eleitoral de jovens

No dia 1º de fevereiro, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS-DF) e a Secretaria de Educação para a implementação de um programa de alistamento eleitoral voltado para jovens entre 15 e 18 anos incompletos. O programa será operacionalizado através da utilização das unidades móveis do Na Hora.

Essas unidades móveis serão utilizadas como cartórios eleitorais itinerantes, instalados em escolas de ensino médio ou profissionalizantes. O objetivo é permitir que os estudantes dessa faixa etária possam solicitar o título eleitoral e realizar a coleta biométrica diretamente nas suas escolas.

O título eleitoral é o documento que comprova o alistamento eleitoral e dá o direito ao voto. Para obtê-lo, o cidadão precisa realizar o alistamento na Justiça Eleitoral, seja através do Autoatendimento Eleitoral – Título Net ou presencialmente em uma unidade de atendimento da zona eleitoral correspondente ao seu domicílio eleitoral.

Documentos necessários para se obter o título

-Documento oficial de identificação (frente e verso, quando for o caso). -Comprovante de vínculo com o município (vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha do município).

-Comprovante de pagamento de débito (quando houver débito com a Justiça Eleitoral).

-Comprovante de quitação militar (somente é obrigatório às pessoas do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos, ou seja, os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade). O documento será exigido do homem transgênero que tenha retificado o gênero em seu registro civil até 31 de dezembro do ano que completou 19 anos, conforme art. 35, § 7º, da Resolução TSE nº 23.659/2021.

Os documentos devem ser digitalizados ou fotografados para que possam ser incluídos na solicitação. Antes de iniciar o atendimento virtual, também deve ser providenciada uma foto estilo selfie, em que a pessoa aparece segurando o documento oficial de identificação ao lado da face. Não devem ser utilizados acessórios que dificultem reconhecer o rosto, tais como bonés, gorros.

Mesmo indivíduos com direitos políticos suspensos podem solicitar o alistamento e obter o título, embora não possam votar enquanto a suspensão estiver em vigor.

Henrique Neri

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (CEUB), atua como estagiário, cobrindo diversas áreas do GPS

Posts Recentes

Brasília recebe Campeonato Brasileiros de Jovens Cavaleiros

Competições ocorrem entre os dias 4 e 7 de julho, na Sociedade Hípica de Brasília

13 minutos ago

No Senado, especialistas criticam PPCub e defendem reanálise todo o seu conteúdo

Grupo afirma que, se aplicado, plano vai causar inchaço na cidade e danos ao meio…

13 minutos ago

Deputados criam grupo de trabalho para acompanhar merenda escolar no DF

Paula Belmonte e Gabriel Magnos e unem para fiscalizar Programa de Alimentação Escolar

30 minutos ago

Melhores do Mundo e Giovana Fagundes se apresentam na temporada de férias

Em “A História que nos Contaram”, Giovana aborda e mistura diversos temas que tocam a…

46 minutos ago

Disney e Balmain celebram 30 anos de “O Rei Leão”

Disney e Balmain unem-se em coleção comemorativa às três décadas de "O Rei Leão"

54 minutos ago

Brasília Design Week criará manifesto em protesto à PPCub com suporte do setor

Marcelo Rosenbaum, Sérgio Matos e Cândida Cervieri aderem ao manifesto e pedem apoio a Paulo…

1 hora ago