GPS Brasília comscore

TRE-DF assina acordo voltado ao alistamento eleitoral de jovens

No dia 1º de fevereiro, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS-DF) e a Secretaria de Educação para a implementação de um programa de alistamento eleitoral voltado para jovens entre 15 e 18 anos incompletos. O programa será operacionalizado através da utilização das unidades móveis do Na Hora.

Essas unidades móveis serão utilizadas como cartórios eleitorais itinerantes, instalados em escolas de ensino médio ou profissionalizantes. O objetivo é permitir que os estudantes dessa faixa etária possam solicitar o título eleitoral e realizar a coleta biométrica diretamente nas suas escolas.

O título eleitoral é o documento que comprova o alistamento eleitoral e dá o direito ao voto. Para obtê-lo, o cidadão precisa realizar o alistamento na Justiça Eleitoral, seja através do Autoatendimento Eleitoral – Título Net ou presencialmente em uma unidade de atendimento da zona eleitoral correspondente ao seu domicílio eleitoral.

Documentos necessários para se obter o título

-Documento oficial de identificação (frente e verso, quando for o caso). -Comprovante de vínculo com o município (vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha do município).

-Comprovante de pagamento de débito (quando houver débito com a Justiça Eleitoral).

-Comprovante de quitação militar (somente é obrigatório às pessoas do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos, ou seja, os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade). O documento será exigido do homem transgênero que tenha retificado o gênero em seu registro civil até 31 de dezembro do ano que completou 19 anos, conforme art. 35, § 7º, da Resolução TSE nº 23.659/2021.

Os documentos devem ser digitalizados ou fotografados para que possam ser incluídos na solicitação. Antes de iniciar o atendimento virtual, também deve ser providenciada uma foto estilo selfie, em que a pessoa aparece segurando o documento oficial de identificação ao lado da face. Não devem ser utilizados acessórios que dificultem reconhecer o rosto, tais como bonés, gorros.

Mesmo indivíduos com direitos políticos suspensos podem solicitar o alistamento e obter o título, embora não possam votar enquanto a suspensão estiver em vigor.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Oniomania é um transtorno de compra compulsiva, que causa prejuízos …

É perfeitamente possível “emagrecer” na balança e continuar funcionalmente comprometido …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.