GPS Brasília comscore

Transporte gratuito no DF registrou aumento de 60,74% de passageiros na segunda de Carnaval

Demanda por ônibus e metrô cresceu com a liberação das catracas pelo programa Vai de Graça

O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou, nesta terça-feira (4), o impacto positivo da gratuidade no transporte público durante o Carnaval no Distrito Federal. Com a liberação das catracas pelo programa Vai de Graça, a demanda por ônibus cresceu 60,74% na última segunda-feira (3), em comparação ao mesmo período de 2024, quando as passagens ainda eram cobradas.

De acordo com dados do governo, na segunda-feira de Carnaval do ano passado, 424.092 acessos pagantes foram registrados, com uma frota de 1.190 ônibus. Em 2025, já com o benefício da gratuidade, o número saltou para 681.688 acessos, com uma frota de 2.821 veículos operando em regime de dia útil.

“Por precaução, o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu rodar na segunda-feira com frota de dia útil, mas a metade da frota já atenderia com tranquilidade a demanda”, registra a nota encaminhada ao governador Ibaneis Rocha.

Nos outros dias da folia, o programa Vai de Graça também impulsionou a mobilidade da população. No domingo de Carnaval de 2024, foram contabilizados 227.716 acessos pagantes nos ônibus, com 1.106 veículos em circulação. Em 2025, com a gratuidade, o número subiu para 424.092 acessos, com uma frota de 1.190 ônibus.

A iniciativa do governo não resultou em registros de vandalismo ou outras ocorrências no transporte público durante o Carnaval. O programa Vai de Graça foi adotado como medida para facilitar o deslocamento dos foliões, reduzir o número de veículos particulares nas ruas e contribuir para um Carnaval mais seguro no Distrito Federal.

Aumento também no metrô

Além dos ônibus, o sistema metroviário do DF também registrou crescimento na quantidade de usuários. Na segunda-feira de Carnaval deste ano, 88.676 passageiros utilizaram o metrô, representando um aumento de 34,6% em relação aos 65.851 registrados no mesmo dia de 2024.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Confira alguns dos benefícios pouco conhecidos em relação ao uso …

O diagnóstico deve ser feito nos primeiros anos, geralmente aos …