De volta ao trono, o melhor restaurante da América Latina de 2022 fica no Peru e já foi queridinho dos jurados por três anos seguidos — 2014, 2015 e 2016. Após cinco anos longe do reinado, foi novamente o escolhido e retorna com toda a maestria e qualidade que a culinária peruana moderna tem a oferecer.
Estamos falando do Central, o restaurante que fica em Lima, no bairro Barranco, do chef Virgílio Martinez. A lista é dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina.
O espaço oferece uma verdadeira viagem ao Peru. Nos pratos há ingredientes de diversas localidades do país, o que traz uma variedade de plantas, ervas e frutas conhecidas por serem patrimônio cultural. Para além disso, o restaurante traz ainda o que há de exótico na culinária. A intenção é misturar o moderno com as origens peruanas, o que dá o tom de autenticidade ao local.
O restaurante oferece menus experiência, que transitam entre pratos tradicionais e temáticos. Os preços variam de 1045 a 1250 novos sóis peruanos, que equivalem de R$ 1456 a R$ 1750.
Brasil na lista dos 50 melhores
Na lista, o Brasil também aparece. O restaurante paulistano A Casa do Porco, de Jefferson e Janaína Rueda, que fica no centro de São Paulo e apareceu no 4º lugar da premiação.
O restaurante de Alberto Landgraf também entrou no ranking em 12º lugar. Localizado no Rio de Janeiro, o cardápio do Oteque foca em vegetais, frutos do mar e peixes.
Tanto o restaurante peruano quanto os brasileiros também constam na lista dos 50 Melhores do Mundo, os brasileiros aparecem na 7ª posição e o Oteque figura na 47ª.