GPS Brasília comscore

Trabalho nos feriados: ministério reeditará portaria que exige acordo coletivo

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou, nesta quarta-feira (22), que vai revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessidade de acordo coletivo como requisito para permitir o trabalho no comércio aos feriados. Segundo o ministro Luiz Marinho, nova portaria com o mesmo conteúdo será publicada nos próximos dias, mas com validade a partir de março de 2024.

Até lá, um grupo de trabalho tripartite, formado por representantes do governo, dos empregadores e dos empregados, irá debater a medida para construir um acordo nacional sobre o tema. Após esse debate, se for necessário, poderá haver mudanças na portaria do governo.

Luiz Marinho, ironizou  a agilidade da Câmara dos Deputados, que, na terça-feira (21), aprovou em regime de urgência, por 301 votos favoráveis e 131 contrários, o projeto de decreto legislativo (PDL) 411/23, que sustou a portaria. “Estamos falando de funcionamento do comércio aos domingos e feriados, só isso”, disse, completando, em tom de indignação, que a nova portaria revoga a que permitia que o “chefinho chegasse na véspera do feriado, na hora que o funcionário estava indo embora, que no dia seguinte haveria expediente no estabelecimento”.

“O intuito da portaria é valorizar o espírito da negociação coletiva. A portaria tem como espírito dizer que funcionamento do comércio no feriado tem que ser negociado, a lei e as portarias fazem menção às normas de cada município”, disse Marinho, emendando que, da mesma forma que toda atividade econômica precisa de planejamento e previsibilidade, o trabalhador também precisa de planejamento familiar, de previsibilidade.

O ministro questionou a razão de os trabalhadores não terem arguido a inconstitucionalidade da portaria anterior. Para ele, a reação das lideranças do comércio se deu pela deturpação da portaria. Segundo Marinho, a medida contrariava a Lei 10.101, de 2000, que permite o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal. “A portaria de 2021 deu entendimento que os feriados não precisariam de negociação”, disse o ministro. 

No DF, tramita na Câmara Legislativa (CLDF) um projeto de lei que visa regulamentar o trabalho formal durante fins de semana e feriados. De autoria dos deputados Pastor Daniel de Castro (PL) e Thiago Manzoni (PL), a proposta concede autorização para o trabalho aos domingos e feriados a diversas atividades econômicas, independente da convenção coletiva. (Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.