GPS Brasília comscore

Trabalho de equipe é o segredo do triunfo do piloto Felipe Nasr

O que um piloto de corrida necessita para ser vencedor? Boa estratégia nas pistas, foco e concentração podem ser os principais aspectos que você se lembrou, no entanto, **há um trabalho complexo por trás dos boxes** que influencia diretamente no desempenho do corredor. Áreas como **nutrição, nutrologia, _mindfulness_ e preparação física** têm ligação direta com a performance e, principalmente, com o resultado que um atleta pode atingir. Este é o caso de **Felipe Nasr**.

Natural de Brasília e **primeiro piloto oficial da Porsche** no Campeonato Mundial de Endurance, Nasr conta com uma qualificada rede de profissionais que o acompanha em sua preparação **antes, durante e depois das corridas**.

![Felipe Nasr](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/274396820_4828250263927449_8988704166714828251_n_ca48570d2a.jpg)

A **equipe 100% brasiliense** é formada por **Pedro Paulo** (personal trainer), **Paula Ferreira** (nutricionista), **Pedro Lôbo** (psicólogo), **Fernando Calixto** (fisioterapeuta), **Leandro Vaz** (nutrólogo) e **Amir Nasr** (técnico e empresário). Juntos, eles contribuem para o notável desempenho de Felipe nas pistas.

>“_É muito fácil só vermos o resultado final, mas **por trás disso tem toda uma equipe que trabalha 24 horas comigo durante a semana inteira**_”, revela o piloto. “_Como atleta, posso dizer bem claramente que **ninguém vence sozinho**. Só um talento não basta_”, destaca.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/296954467_152721684084227_5175090673299232938_n_3735bcbb01.jpg)

**Personal trainer**

O **entrosamento** e a **excelência** da equipe resultaram em uma das mais importantes vitórias da carreira de Nasr: a desafiadora prova das **24 Horas de Daytona**, nos Estados Unidos, considerada uma das mais difíceis no mundo automobilístico.

Em provas de **longa duração**, como é o caso dessa, o corpo é muito demandado e, por isso, é necessário um **bom preparo físico** para enfrentá-las. O trabalho de Pedro Paulo vem exatamente para **preparar o corpo do piloto** para suportar essas corridas **sem tanto cansaço**.

Para isso, os treinamentos com o _personal trainer_ focam em **potencializar o desenvolvimento dos músculos**, trabalhando **resistência muscular, força, potência**, entre outras capacidades. “_Fazemos **treinos personalizados**, com movimentos que o Felipe faz durante as corridas_”, explica Pedro Paulo, proprietário do centro de treinamento que leva seu nome em Brasília.

“_É tudo muito bem pensado e **priorizado** para que ele chegue nos campeonatos e que o corpo, o cansaço e o desgaste não sejam um **empecilho** para que o atleta tenha um desempenho de **alto padrão**_”, aponta.

![Pedro Paulo](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/286916342_149919160892346_4538582560282603855_n_e58e2d22fa.jpg)

**Nutricionista**

A alimentação tem um papel essencial no bom rendimento do atleta, seja qual for a modalidade praticada. Sendo assim, no automobilismo não é diferente. Nutricionista de Nasr, **Paula Ferreira** conta que o protocolo com o piloto é dividido entre a **pré-temporada**, que é quando está fora do período de competições, e **durante a temporada**.

Manter a dieta em dia, **sem exageros**, é de extrema importância para que o atleta volte em **boas condições físicas** para seus treinamentos semanais. No entanto, durante as ‘férias’, a alimentação deve seguir **bem balanceada**, com o objetivo de **desinflamar o corpo**.

“_É uma **dieta normocalórica**, mas claro, valorizamos todos os quesitos de **perda de gordura** e **aumento de massa magra**, que fazemos em conjunto com o personal_”, explica a nutricionista. “_É muito importante que nesse período ele esteja 100% para que, quando a temporada de corridas comece, ele esteja muito bem preparado fisicamente_”, acrescenta.

![Paula Ferreira](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/244694736_608155710213178_7800483962932852627_n_5d1326874f.jpg)

Já em meio às competições, a dieta muda seu foco para **alimentos anti-inflamatórios** e com **mais carboidrato**, que aumentam o estoque de glicogênio (energia) no corpo. A **perda hídrica** é outra preocupação da nutricionista. Ela explica que quanto mais gordura há no corpo, mais o corpo transpira e, consequentemente, mais água se perde.

Assim, para que o piloto atinja seu maior rendimento nas corridas, é feita uma **reposição hidroeletrolítica**. “_Falamos principalmente sobre sal (sódio) e cloro, porque assim, conseguimos fazer essa reposição_”, destaca.

>“_Como ele pratica a corrida de endurance, ou seja, fica muito tempo dentro do carro, é muito importante que ele esteja **fisicamente** bem, tanto com a **gordura baixa**, quanto a **massa muscular alta**, para que ele consiga ter um bom desempenho e não ficar **fatigado**, ter **câimbras** ou qualquer tipo de problema durante as provas_”, ressalta.

Ao final da temporada de corridas, já com o corpo desgastado e grande perda de peso, Paula valoriza uma dieta com **alimentos anti-inflamatórios** e **antioxidantes**, rica em cúrcuma, gengibre e canela, além de priorizar a saúde do intestino. “_Hoje, falamos que é o ‘segundo cérebro’, então precisa estar sempre forte_”, completa.

**Nutrólogo**

Paralelamente ao trabalho de Paula está o do nutrólogo **Leandro Vaz**. Experiente em atendimento de pilotos de corrida, o médico conta que em um dos primeiros encontros com Nasr já sanou um problema que há muito atrapalhava o piloto.

>“_O Felipe tinha constantemente **dor nas costas**, ele inclusive vinha mudando os bancos de seu carro por causa disso, mas ao investigar, eu descobri que a culpa disso era na verdade uma **intolerância à lactose** que ele desenvolveu_”, explica. “_A gente não imagina como **a alimentação pode afetar o nosso corpo**_”, ressalta.

![Leandro Vaz].jpg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/_a755b29f1d.jpg)

Ele explica que o principal objetivo com o atleta é **manter a imunidade alta e melhorar o desempenho físico e mental** que as provas exaustivas e as inúmeras viagens exigem ao longo do ano.

Para isso, a cada seis meses Nasr passa por uma **bateria de exames e uma avaliação bem completa**. “_Analiso os exames de sangue, **identifico as deficiências** ou as **intolerâncias** e faço a **prescrição dos suplementos e vitaminas**. Mando para a nutricionista a orientação médica de **como e o que evitar**, e também o que deve ser **priorizado**_”, detalha o nutrólogo.

“_Em uma corrida em Singapura, Felipe chegou a perder de 4 a 5 kgs_”, revela o Leandro. Para suportar ****situações extremas** como essa, em uma corrida de duas horas, a uma temperatura de 30º C, por exemplo, o médico trabalha com **suplementos** e alimentação para **melhorar a resistência, o raciocínio e o foco na pista**.

Além do trabalho em conjunto com Paula, o nutrólogo também passa orientações para o fisioterapeuta de Nasr.

**Fisioterapeuta**

**Fernando Calixto** é o único profissional, além de Amir (o técnico) que acompanha o piloto em todas as suas provas. É ele quem **mantém o trabalho de todos os outros profissionais** em dia: cuida dos horários de alimentação estipulados pela nutricionista, dos suplementos indicados pelo nutrólogo, do aquecimento determinado pelo personal trainer, do foco trabalhado com o psicólogo.

Além disso, é responsável pela **prevenção de lesões, recuperação corporal pós treinamento** e também por **minimizar os efeitos das tensões musculares** que, por algum motivo, possam estar no corpo do piloto.

>“_Com um **corpo ágil e reflexos rápidos**, ele estará sempre apto para entrar no carro, **correr e vencer**_”, acredita.

![Fernando Calixto e Felipe Nasr](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/70608458_569684043839039_821296251034405275_n_c7c050df98.jpg)

**Psicólogo**

Apesar de toda a preparação técnica para se ter um bom desempenho nas pistas e vencer as corridas, é indispensável um **acompanhamento psicológico**. É aí que entra o psicólogo **Pedro Lôbo**, que trabalha fortemente a **concentração**, o **foco** e toda a **pressão** que cai sobre Felipe Nasr por ser o **representante do País em competições mundo afora**.

Com o _mindfulness_, que é **consciência do momento presente**, Lôbo faz uma **gestão emocional do stress e da pressão** com o piloto. Ele conta que, muitas vezes, o atleta **perde a noção do propósito**, do porquê está fazendo aquilo.

>“_Tento resgatar o quanto ele ama estar fazendo aquilo, aquela adrenalina, aquele tesão, aquela paixão que ele tem pelo esporte — que é o que fez ele começar quando criança._”

![Pedro Lôbo](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/IMG_3381_0649b386e8.jpg)

Por meio de **técnicas de meditação e respiração, áudios binaurais** (que ajudam o cérebro a entrar no hiperfoco) e **conversas**, o coach busca trazer **equilíbrio** às questões emocionais e “_limpar um pouco desse **peso desnecessário** para que ele possa ter a performance nas pistas_”. “_Às vezes o piloto está ali, mas ele está carregando 30 kg de peso mental_”, ressalta.

O resultado desse trabalho o próprio piloto percebe nas corridas. “_Ele começa a perceber que a performance, quando ele entra nesse estado de aquietar a mente, é muito melhor, porque a **ansiedade**, a **pressão** e o **estresse** reduzem bastante._”

**Técnica**

Experiente no mundo do automobilismo, **Amir Nasr** trabalhou por muito tempo na Fórmula 3 Sul Americana e com jovens talentos. “_Meu maior foco sempre foi no desenvolvimento desses talentos, de como eles poderiam ser pilotos melhores, de como eles poderiam ficar **preparados** pelo o que viesse pela frente_”, conta.

Tio de Felipe, Amir trabalha como **técnico** do sobrinho, em que discute as **melhores estratégias** nas corridas, e como **empresário**, no direcionamento da carreira, com contrato, negociações, parcerias, patrocinadores e aparições dele na mídia. No entanto, reconhece que **o sucesso é fruto de uma equipe qualificada**.

>“Conto com esses profissionais que dispensam qualquer elogio e descrição, que fazem um trabalho maravilhoso, que resulta no desempenho de Felipe na pista”, declara.

![Amir e Felipe Nasr](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/249366750_394649092371454_7250137316712100218_n_22a89d26ca.jpg)

Orgulhoso de trabalhar com um time 100% brasiliense, ele vê na capital federal um **potencial** para conquistar o mundo. “_Felipe é hoje o **primeiro piloto oficial da Porsche**, que está voltando ao campeonato mundial de endurance, o mais **importante** do mundo depois da Fórmula 1_”, ressalta. “_Ele está no patamar onde todo piloto gostaria de estar._”

Veja também

Com colaborações de Caio Caldas e G. Galeria, linha da …

A manteiga é um alimento básico na dieta brasileira há …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI