GPS Brasília comscore

Topázio Neto é reeleito prefeito de Florianópolis em primeiro turno

Publicado: Atualizado:

O atual prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), foi reeleito no primeiro turno e terá mais quatro anos à frente da prefeitura da capital catarinense. Ele obteve 161.839 votos (58,49%). O segundo colocado foi Marquito (Psol), que teve 61.509 (22,23%).

A vitória demonstra a força da composição do centro com a direita, principalmente na região Sul do País, e coloca elementos adicionais para a disputa eleitoral de 2026. Com uma aliança que se assemelha à de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, Topázio teve de enfrentar percalços para ter o apoio do PL de Jair Bolsonaro, o que ajudou a impulsionar sua campanha.

Para ter o apoio do partido de Bolsonaro, Topázio deu a vice em sua chapa a Maryanne Mattos, vereadora de Florianópolis pelo PL que teve apoio do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e da ex-primeira-dama Michelle. O aval dado por Michelle também demonstra sua influência no tabuleiro político, em um sinal de que a primeira-dama pode deixar os bastidores em 2026 e lançar voos próprios. 

A reeleição de Topázio acontece mesmo sem o envolvimento direto de Bolsonaro na campanha. O prefeito tem uma coligação formada por PSD, PL, MDB, Podemos, Novo e Republicanos, semelhante à que elegeu Tarcísio em 2022.

Curitiba
O candidato Eduardo Pimentel (PSD) disputará o segundo turno em Curitiba (PR) com Cristina Graeml (PMB). Ele somou 313.347 votos (33,51%), enquanto Cristina somou 291.523 (31,17%). A grande decepção foi a performance do ex-governador e ex-senador Roberto Requião (Mobiliza), que ficou em sétimo lugar, com 17.155  votos (1,83%)

Porto Alegre
Com 99,93% das urnas apuradas, o prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB), somava 345.200 (49,72%) nas eleições para a prefeitura da cidade e disputará o segundo turno com Maria do Rosário (PT), que ficou com 182.428 (26,28%). Juliana Brizola (PDT) ficou em terceiro lugar, com 19,70%, e Felipe Camozzato (Novo), em quarto, com 3,83%. Luciano do MLB (UP) teve 0,21%; Fabiana Sanguiné (PSTU) ficou com 0,17%; Carlos Alan (PRTB), com 0,07%; e Cesar Pontes (PCO), com 0,03%.

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.