GPS Brasília comscore

Tons terrosos e espiritualidade marcam a CASACOR São Paulo 2024

A CASACOR São Paulo, na sua 37ª edição, segue encantando visitantes até o dia 28 de julho. O evento, realizado pela terceira vez no Conjunto Nacional, na clássica Avenida Paulista, continua a sua trajetória de sucesso, reunindo alguns dos maiores talentos da arquitetura e do design de interiores.

Logo na entrada, o Hall de Entrada, projetado pela arquiteta Daniela Funari, impressiona com uma paleta de tons terrosos. A bilheteria, o hall e a chapelaria, distribuídos em 130 m², foram inspirados na base geológica do Brasil, destacando a versatilidade e a potencialidade dessas cores.

Outro destaque é o bar speakeasy Adorado, assinado por Rafa Zampini. Com uma proposta intimista e provocativa, Zampini cria uma atmosfera acolhedora, inspirada nos bares secretos de Nova York, ideal para os visitantes que buscam uma experiência única.

A marca Wolff, em parceria inédita com renomados arquitetos como Barbara Dundes, Gabriel Fernandes, Leo Shehtman, Melina Romano, Nildo José, Renato Mendonça e Rosa May Sampaio, traz elegância e sofisticação para diversos ambientes da mostra.

Balcão abre espaço para valorização do serviço do Guilhotina Bar. O bar speakeasy Adorado, criação de Rafa Zampini para a CASACOR São Paulo, representa um respiro na vida cotidiana, um tempo para nos reconciliarmos conosco e uns com os outros (Foto: Carlos Oliver)

A Casa TAO, ambiente projetado pela arquiteta Barbara Dundes, destaca uma elegante seleção de utensílios da Wolff, incluindo copos e taças de cristal, faqueiros em aço inox Veneza, pratos em cerâmica portuguesa da Linha Mist e travessas em porcelana da Linha Nórdica. (Foto: MCA Estúdio)

No ambiente Acalanto e Encontros, Bruno Moraes do BMA Studio mistura tradição e inovação. Seu living celebra a herança cultural brasileira com uma visão voltada para o futuro, alinhando-se ao tema da mostra, “De Presente, o Agora”.

Projeto do BMA Studio para a CASACOR São Paulo (Foto: Guilherme Pucci)

A arquiteta Aline Borges homenageia suas raízes mineiras com o ambiente ‘O Sertão é Dentro da Gente’. Inspirado em “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa, o espaço de 55 m² é uma homenagem aos ancestrais do norte de Minas Gerais.

Com réguas de 30 cm a 220 cm de comprimento, 19 mm de espessura x 82,55 mm de largura, o forro Akafloor tem apelo estético e valoriza o meio ambiente (Fotos: @estudiony18)

Luciana Viganó destaca a madeira natural no Estúdio Laços da Arte. O espaço de 55 m² é uma celebração das heranças culturais e artísticas, utilizando materiais como aço, vidro e madeira para criar um ambiente que conecta passado e presente.

Ambiente artistico da arquiteta deslumbra com a composição de cores que constrasta com a madeira Akafloor (Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio)

Eloy e Felipe Fichberg, da Trees Arquitetura, apresentam o CASAVIVA, um ambiente de 109 m² que combina um espaço familiar com áreas formais, refletindo a leveza e a elegância na arquitetura.


O espaço de atendimento é valorizado pela parede de pedra diamantina, na cor bege, com um painel do fotógrafo Jesley Oliveira. Ele retrata exatamente o que é o Rio Quente Resorts, com uma fotografia do local especialmente feita para a mostra (Foto: Ricardo Abreu)

Ana Weege, em sua terceira participação na CASACOR São Paulo, apresenta o Estúdio Âmago. Com 80 m², o ambiente é um convite à reconexão com nossa ancestralidade, utilizando influências culturais e uma produção detalhada.

Eduardo Baldelomar traz a exuberância da natureza boliviana com o ambiente Ceiba Camba. A paleta de cores e texturas do espaço de 54 m² foi inspirada na árvore símbolo da Bolívia, criando um ambiente que reflete a beleza natural do país.

(Foto: Israel Gollino)

José Navarro destaca a madeira natural no espaço “Reflexos Banco BRB”. Com 130 m², o ambiente convida à reflexão sobre o uso do tempo, utilizando materiais meditativos e uma obra de arte que proporciona uma imersão completa na temporalidade.

Em colaboração com o banco BRB, o arquiteto apresenta um projeto com uma curadoria focada na valorização do tempo e das memórias afetivas (Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio)

Barbara Dundes apresenta a Casa TAO, inspirada no taoísmo. O ambiente de 60 m² conecta a filosofia oriental com a arquitetura contemporânea, criando um espaço cheio de significado e harmonia.

Gustavo Scaramella traz o Hall do Apartamento, um ambiente de passagem que mistura passado, presente e futuro. Com uma atmosfera acolhedora e audaciosa, o espaço é um verdadeiro santuário de boas-vindas.

Isadora Araujo, do Panapaná Estúdio, estreia na CASACOR com o Banheiro Sincrético. Inspirado no sincretismo religioso, o ambiente evoca a força da natureza feminina e a justiça divina, utilizando elementos que homenageiam orixás e santas da cultura brasileira.

Ao fundo do Banheiro Sincrético, de Isadora Araujo, a bancada de mármore Calacata Bruto recebe as cubas de apoio e torneiras esculturais, da Deca (Fotos: Mariana Camargo)

Veja também

A experiência imersiva é um convite para viver uma noite …

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.