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Tom Ford e Balenciaga agitam o mundo da moda nessa semana

Com marcante presença histórica no mundo de grifes, Tom Ford acaba de entrar para o seleto grupo dos bilionários. **A gigante de cosméticos Estée Lauder anunciou que comprou a marca de moda Tom Ford por US$ 2,8 bilhões (R$ 29 bilhões)**, inserindo seu homônimo fundador na lista dos bilionários.

O acordo avalia a empresa em US$ 2,8 bilhões (R$ 29 bilhões), incluindo US$ 250 milhões (R$ 1,34 bilhão) que a Estée Lauder receberá da Marcolin, marca italiana de óculos que detém a licença da linha da Tom Ford.

**Quem é Tom Ford?**

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Nascido em Austin, Texas, em 1961, Ford cresceu em Santa Fé, Novo México, antes de se mudar para Nova York para estudar história da arte na NYU. Seu interesse pela moda começou quando ele tirou um ano da faculdade para trabalhar na assessoria de imprensa da casa de moda de luxo francesa Chloé, em Paris. Após a formatura, ele conseguiu um emprego trabalhando para a designer de roupas esportivas Cathy Hardwick.

Ford teve sua primeira grande chance em 1990, quando se mudou para Milão para trabalhar como designer de moda feminina para a Gucci. Ele rapidamente subiu na hierarquia, tornando-se diretor de design em 1992 e diretor criativo da marca em 1994.

Foi na Gucci que conheceu seu atual parceiro de negócios, Domenico De Sole, então CEO da empresa. Em 1995, a dupla ajudou a abrir o capital da Gucci nas bolsas de valores de Amsterdã e Nova York.

Isso ajudou a Gucci a expandir e adquirir a Yves Saint Laurent em 2000, com Ford elevado ao cargo de diretor criativo de todo o grupo. De 1994 – quando Ford se tornou o diretor criativo da Gucci – até 2003, as vendas da empresa cresceram quase 1.200%, chegando a quase US$ 3 bilhões.

Ford e De Sole supervisionaram as aquisições de marcas de luxo da Gucci, incluindo Balenciaga e Bottega Veneta. Mas Ford deixou a Gucci em 2004.

Em março de 2005, Ford partiu por conta própria e estabeleceu sua própria marca, com De Sole assumindo o cargo de presidente da nova empresa.

A primeira loja de Ford foi inaugurada em Nova York em 2007, ano em que vendeu uma participação de 25% na marca ao Grupo Amorim por um valor não revelado. Em 2015, a Amorim vendeu 15% para a Zegna, ficando com 10% da Tom Ford.

**Balenciaga se torna a primeira grife a deixar o twitter**

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Após Elon Musk comprar o Twitter por US$ 4 bilhões e gerar preocupações em relação à sua gestão, **a Balenciaga anunciou que deixou a rede social.**

O anúncio foi feito no Instagram do diretor criativo da marca, Dmena Gvasalia. _“A Balenciaga se tornou a primeira grande marca de moda a oficialmente deixar o Twitter após Elon Musk assumir a plataforma”_, publicou o designer, que pede que os seguidores do antigo perfil sigam sua conta pessoal para mais informações.

Outras grandes corporações, como a General Motors e Dyson, além de celebridades, como Gigi Hadid, já suspenderam campanhas publicitárias e contas após a aquisição do bilionário no fim de outubro.

A grande preocupação de empresas e usuários gira em torno dos planos de Musk, como as demissões em massa e a ideia que defende como “liberdade de expressão”, que pode levar a menos moderação de conteúdo e tornar a rede mais propícia para a publicação de discursos de ódio e _fake news_.

Por mais que a relevância da rede social tenha diminuído nos últimos anos, o Twitter foi uma fonte relevante de negócios online para a Balenciaga, tanto que o diretor criativo da grife desencadeou conversas com designs e explorou os comentários em torno de seus lançamentos, a exemplo dos lançamentos mais comentados, como a famigerada bolsa de saco de lixo. A conta da grife tinha cerca de 950 mil seguidores.

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