GPS Brasília comscore

Times brasileiros estreiam no super Mundial de Clubes na noite deste domingo (15)

Palmeiras e Botafogo entram em campo em busca de um título improvável

Uma noite histórica para o futebol brasileiro. Neste domingo (15) entram em campo os primeiros representantes do Brasil no inédito Mundial de Clubes organizado pela Fifa, que acontece nos Estados Unidos. Enquanto o Palmeiras encara o Porto, de Portugal, às 19h, o Botafogo, atual campeão da América do Sul, joga contra o norte-americano Seattle Sounders, às 23h.
 

 

Alviverde embalado
 

O Palmeiras chega embalado pela boa fase que vive nas competições deste primeiro semestre. O time paulista é dono da melhor campanha da Conmebol Libertadores e conseguiu sua classificação para as oitavas de final de forma antecipada. No Brasileirão, o porco está em 4º lugar, com um jogo a menos do que a maioria dos times. Como triunfo para o Mundial, o Palmeiras tem o jogador Estevão, que se despede do clube para jogar na Europa no segundo semestre.

Nas vésperas da estreia, o Palmeiras demonstrou preocupação com o estado do gramado do Metlife Stadium, que passou recentemente por uma troca de piso sintético para grama natural. O novo campo ainda não foi testado por nenhuma das equipes, já que a FIFA proibiu o uso para treinos. A substituição da grama, concluída poucos dias antes da partida, levantou dúvidas entre os palmeirenses sobre a qualidade e uniformidade do terreno. O estádio, que receberá nove partidas do torneio, incluindo a final, também será palco da decisão da Copa do Mundo de 2026.

Enquanto isso, o técnico do Porto, Martín Anselmi, destacou a dificuldade do duelo contra o Palmeiras e elogiou a trajetória de Abel Ferreira. Com experiência no futebol sul-americano, Anselmi reconheceu a força do time brasileiro, tanto pelo elenco quanto pela estrutura financeira, e classificou o Verdão como uma das maiores potências do continente. Ele prevê um confronto equilibrado, entre duas equipes que buscarão protagonismo em campo, ressaltando a importância de controlar o jogo e neutralizar as transições rápidas do Palmeiras.

 

Alvinegro confiante
 
O Botafogo está empolgado com a chance de disputar um campeonato mundial pela segunda vez em seis meses. Atual vencedor da Copa Libertadores da América, o time carioca não conseguiu se classificar para a final do Mundial do ano passado, o que pode servir como incentivo para conquistar uma boa campanha nessa segunda chance. O problema é que o glorioso vem tendo uma temporada irregular até agora e, ainda por cima, caiu no temido grupo da morte com a presença de PSG e Atlético de Madrid.

Falando no Paris Saint-Germain, o time francês começou o Mundial de Clubes com uma atuação dominante ao golear o Atlético de Madrid por 4 a 0 no Rose Bowl, em Los Angeles, na tarde deste domingo (15). Com um futebol ofensivo, rápido e envolvente, o time de Luis Enrique não deu chances ao adversário espanhol e assumiu a liderança do Grupo B.

No outro jogo do grupo, o Botafogo encara o frágil Seattle Sounders com a esperança de construir um placar elástico para somar um bom saldo de gols. Campeão da Concachampions de 2022, o adversário de hoje do Botafogo vem de duas derrotas na liga norte-americana, a MLS, na qual ocupa a modesta sexta posição na Conferência Oeste.

O principal triunfo do fogão para a competição é o atacante Igor Jesus, que também será transferido ao futebol europeu após o torneio da Fifa.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI