GPS Brasília comscore

TIME elege os 10 melhores filmes de 2023; veja a lista

Stephanie Zacharek, crítica de cinema da revista, teve o árduo trabalho de rankear as produções
Cinema - Unspalsh foto de Kilyan Sockalingum
Reprodução/Unsplash (Foto: Kilyan Sockalingum)

Compartilhe:

No universo vasto e multifacetado do cinema, a tarefa de eleger os melhores filmes de um ano é uma empreitada desafiadora. Como capturar a essência de experiências que se desdobram diante de nós, seja na intimidade do lar ou na grandiosidade da sala escura? A verdade é que não existe uma lista definitiva, pois cada obra é uma peça única no intricado quebra-cabeça da sétima arte. Foi o que argumentou Stephanie Zacharek, crítica de cinema da revista TIME, ao elencar os 10 melhores filmes de 2023. 

Confira a lista:

10. Passagens

Em Passagens, no último dia de filmagem em Paris, o diretor de cinema Tomas (Franz Rogowski) dorme com uma mulher – e conta com orgulho ao marido. A novidade de estar com uma mulher é uma excitante experiência, que ele está ansioso para explorar, apesar de seu casamento com Martin (Ben Whishaw). Depois de finalizar seu último projeto, o cineasta impulsivamente começa um caso de amor tórrido com a jovem professora, Agathe (Adèle Exarchopoulos). Porém, uma relação apaixonada, ciumenta e narcisista se desenrola entre Tomas, Agathe e Martin. E quando Martin inicia seu próprio caso, o instável Tomas volta sua atenção para o marido.

 

9. Dreamin’ Wild

A dupla musical Donnie e Joe Emerson gastam tudo o que têm para produzir um disco na década de 1970. O filme é sobre a descoberta da música da família Emerson e como Donnie teve que lutar para alcançar o sucesso ao custo de seu relacionamento com sua família.

 

8. Are You There God? It’s Me, Margaret  

Margaret, de 11 anos, muda-se para uma nova cidade e começa a contemplar tudo sobre a vida, a amizade e a adolescência. Ela conta com a mãe, Bárbara, que oferece apoio amoroso, e com a avó, Sylvia, que está tentando encontrar a felicidade na próxima fase de sua vida.

 

7. Assassinos da Lua das Flores

Assassinos da Lua das Flores, filme do diretor Martin Scorsese, é inspirado no best-seller homônimo do escritor David Grann e também baseado em uma história real. O ano é 1920, na região norte-americana de Oklahoma e misteriosos assassinatos acontecem na tribo indígena de Osage, uma terra rica em petróleo. O caso foi investigado pelo FB, agência que tinha acabado de ser criada na época.

 

6. Vidas Passadas

Nora e Hae Sung são dois amigos de infância com uma conexão profunda, mas acabam se separando quando a família de Nora decide sair da Coréia do Sul. Vinte anos depois, os dois amigos se reencontram por uma semana enquanto confrontam noções do amor e destino. 

 

5. Memórias de Paris

Em Memórias de Paris, três meses depois de sobreviver a um ataque terrorista em um bistrô, Mia ainda está traumatizada e incapaz de se lembrar dos acontecimentos daquela noite. Em um esforço para seguir em frente, ela investiga suas memórias e refaz seus passos.

 

4. Priscilla

Priscilla é o futuro filme biográfico de Sofia Coppola, que contará a história do relacionamento entre um dos casais mais famosos do mundo: Elvis e Priscilla Presley. Protagonizado por Cailee Spaeny (Maus Momentos no Hotel Royale, Círculo de Fogo: A Revolta) e Jacob Elordi (Euphoria, A Barraca do Beijo), o filme segue o ponto de vista de Priscilla, e é baseado no livro Elvis e Eu, escrito por ela.

 

3. Zona de Interesse

Zona de Interesse se passa durante a Segunda Guerra Mundial e apresenta um complexo caso de amor entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz. Tudo se torna ainda mais complicado quando ele começa a suspeitar da infidelidade de sua esposa. O longa, que mistura drama, guerra e história, também aborda o horror do genocídio.

 

2. Maestro

Cinebiografia do compositor, músico e pianista Leonard Bernstein. As músicas de aclamados musicais da Broadway, como West Side Story, Peter Pan e Candice foram composta por Bernstein. Natural da cidade Lawrence, Massachusetts, ele ocupou o cargo de principal condutor da Orquestra Filarmônica de Nova York durante 18 anos, onde se consagrou como um dos músicos mais importantes dos Estados Unidos. 

 

 

1. Folhas de Outono

Folhas de Outono é um filme finlandês de comédia dramática dirigido e roteirizado por Aki Kaurismäki. O longa acompanha a história de Ansa (Alma Pöysti) uma estoquista de supermercado, e Holappa (Jussi Vatanen), um ex-alcoólatra. Completamente desconhecidos, os caminhos dos dois acabam se cruzando acidentalmente em um bar de karaokê numa noite qualquer em Helsinki. Automaticamente atraídos um pelo outro, eles decidem sair em um encontro e, talvez, começar um relacionamento improvável que pode ser a solução para afastar a solidão existencial de ambos – mas uma série de adversidades e mal-entendidos faz com que os dois acabem se afastando.