“O que Schlumberger faria?”, a partir desta pergunta a nova coleção Blue Book da Tiffany & Co., Out of the Blue, resgata a histórica da joalheira, mas com um tom de reinvenção, com a perspectiva de como Jean Schlumberger, grande designer de joias da marca, se sairia no século 21.
Esta também é a primeira coleção exclusiva da marca após ser comprada pela LVMH. Com 70 peças apresentadas no verão e mais 67 em produção para o outono, a coleção é considerada a maior da joalheria, além de ser o ponto de partida da Tiffany & Co. para o retorno ao topo em sua produção. Afinal, como disse o próprio CEO da Tiffany, Anthony Ledru: “Se você se destaca nisso, você se destaca em tudo”.
A Blue Book da Tiffany & Co., Out of the Blue, é uma fantasia aquática em que as joias mais requintadas do mundo estão em forma do universo marítimo, mas com a pedraria exclusiva, que sempre foi o referencial da marca. Resgatando essa singularidade, as peças trazem a turmalina elbaíta cipriana, evidente nesta coleção. Também apresentam a sonoranite, além de safiras padparadscha, diamantes e rubelitas.
“Seu trabalho é a mais pura definição de alta joalheria Tiffany. A natureza e as pedras estão no centro de tudo o que fazemos. Ele trouxe sua mente criativa sem perder a integridade da marca e o que representamos. O pássaro é menor que a rocha”, diz Ledru, referindo-se ao design icônico de Schlumberger.
O grupo LVMH tenta trazer, novamente, à Tiffany o foco no ramo da joalheria. Foram USD 15,8 bilhões com a promessa de que o conglomerado mudaria muito a forma com que a Tiffany & Co. vinha trabalhando até 2021, ano da aquisição total.
“Nós preservamos e ampliamos os fundamentos da estética de Jean Schlumberger, permanecendo fiéis à nossa herança enquanto a reinventávamos”, diz Nathalie Verdeille, diretora artística de joias e alta joalheria. “Hoje, graças ao know-how de nossos artesãos e inovações modernas, alcançamos o que antes era impossível. Não há nada mais moderno do que ultrapassar limites e criar com paixão para explorar o desconhecido. Essa ideia também estava, é claro, no coração de Schlumberger”, finaliza sobre a nova coleção.
Confira algumas peças: