GPS Brasília comscore

#Throwback2004: você se lembra de como era a vida há 20 anos?

Vivemos com a eterna sensação de que 2004 foi ontem… mas a verdade é que já se passaram vinte anos. E se você é da galera considerada ‘cringe’ hoje em dia, é bem provável que você tenha boas memórias dessa época.

Hoje, vivemos com a sensação de que o passar dos dias e dos anos acontece tão rápido, e tudo pode passar num piscar de olhos. Então fica a pergunta: você consegue se lembrar do que aconteceu há vinte anos?

Falar em redes sociais em 2004 ainda era algo muito indefinido, distante. Além disso, foi uma época importante na cultura pop, no cinema, e até no nosso modo de vida. A fim de embarcar nessa viagem nostálgica com a gente? É só chegar!

Cinema

Foto: Divulgação

Em uma época pré-streamings, os incas, maias e astecas encontravam no cinema a saída para acompanhar as novidades da sétima arte. As salas viviam lotadas, e em 2004, assistimos filmes que viraram ‘ícones’ de uma geração toda.

Crianças e adolescentes estavam ansiosos com a chegada de ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’, terceiro filme da saga. E como não se lembrar do filme mais ‘barro’ de todos? ‘Meninas Malvadas’ também é um clássico lançado em 2004. Muitas meninas desejaram uma casa rosa, seguir na carreira de Jornalismo e trabalhar na Poise – inclusive a repórter que escreve esta matéria – graças a ‘De Repente 30’. Também vimos a über model Gisele Bundchen fazer sua estreia nos cinemas em ‘Táxi’.

Os filmes de animação viveram uma era de ouro com ‘Shrek 2’ e ‘Os Incríveis’. Antes da Marvel revolucionar os filmes de herois, tivemos ‘O Homem Aranha 2’, ‘Hellboy’ e ‘Mulher Gato’ nas telonas. A versão de ‘Paixão de Cristo’ dirigida pelo ator Mel Gibson causou polêmica na época ao retratar com muita fidelidade o sofrimento de Jesus.

‘Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças’, ‘Closer’, ‘Efeito Borboleta’, ‘Tróia’, ‘Menina de Ouro’ e ‘Van Helsing’ são outros exemplos de grandes filmes lançados em 2004. Já no Brasil, filmes como ‘Olga’, ‘Meu Tio Matou um Cara’, e ‘Pelé Eterno’ foram lançados. Que tal aproveitar o fim de semana para rever algum desses?

Televisão

Foto: Divulgação/TV Globo

Assistir televisão talvez já não seja um hábito tão comum de parte dos brasileiros, que se renderam à facilidade dos filmes e séries no streaming. Mas em 2004, acompanhar novelas era algo que mobilizava o País. Um exemplo é o desfecho final de Celebridade, que pôs fim a um dos maiores mistérios das novelas: quem matou Lineu Vasconcelos?

No mesmo ano, estreava ‘Da Cor do Pecado’ na Globo, a primeira novela da emissora com uma protagonista negra, vivida por Taís Araújo. Também na emissora, estreou ‘Senhora do Destino’, que nos trouxe a icônica Nazaré Tedesco, personagem de Renata Sorrah. O quadro de séries da TV Globo também impressionava: os humorísticos ‘A Diarista’, ‘Os Aspones’ e ‘Sob Nova Direção’ fizeram sua estreia em 2004.

Na Record, Eliana se despediu das crianças e adolescentes para estrear seu primeiro programa de variedades. Sob o comando do empresário Roberto Justus, a emissora também trouxe a versão brasileira do seriado americano ‘O Aprendiz’. Nas novelas, o destaque ficou com seu remake do clássico ‘A Escrava Isaura’.

Música

Foto: Reprodução/Youtube

A MTV era a maior referência em música. Era só acompanhar programas como o Disk para saber quais eram os sons que faziam sucesso na época. Britney Spears brilhou trazendo hits como ‘Toxic’ e ‘Me Against the Music’, parceria da artista com Madonna – após o icônico beijo no VMA do ano anterior. ‘Everytime’ também foi um sucesso da cantora, que voltou aos holofotes recentemente após histórias de seu passado com Justin Timberlake.

Bandas internacionais como ‘Evanescence’, ‘The Hoobastank’ e ‘Black Eyed Peas’ estouraram na cena. A cantora Alicia Keys também foi sucesso com sua canção ‘You don’t know my name’. O Outkast bombava em todas as festas com ‘Hey Ya’, e no Brasil, músicas como ‘Amor e Sexo’ da Rita Lee, ‘Do seu Lado’, do Jota Quest, ‘Equalize’ da Pitty, ‘Flor do Reggae’ de Ivete Sangalo e ‘Vou deixar’, do Skank, animavam as paradas musicais por aqui.

Esporte

Foto: Reprodução/Twitter

Em 2004, tivemos uma das mais importantes Olimpíadas para o Brasil: Atenas representou o melhor desempenho do País até então, com um total de cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. A edição ficou marcada pela invasão de um padre irlandês durante a prova da maratona, prejudicando o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, que liderava a competição. O brasileiro acabou em terceiro lugar, e se tornou o único latino-americano a receber a medalha Pierre de Coubertin pelo seu espírito esportivo.

No futebol, o Santos conquistava o oitavo título do brasileirão, onde atletas como Diego e Robinho se destacaram no clube. A competição também sofreria um grande golpe com a morte do jogador Serginho, do São Caetano, que teve um ataque cardíaco em campo durante partida contra o São Paulo.

Redes sociais

Foto: Reprodução/Twitter

Os primeiros passos do que entendemos hoje por rede social foram dados justamente em 2004 com a chegada dele, o Orkut. Quem aí não add sem scrap, era legal, descolado, sexy, e entrava em mil comunidades? Há quem diga que ele deixa saudades até hoje.

Outra rede que foi lançada também em 2004 foi o Facebook. Melhor dizendo, ‘The Facebook’. Antes de virar uma das maiores redes sociais da atualidade, a página começou de uma maneira bem diferente, atuando como um site de relacionamento para estudantes das maiores faculdades dos Estados Unidos.

Veja também

Essa é uma discussão que não se esgota. Particularmente, guardo esse …

As grandes celebrações de fim de ano contam com muitos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI