Na noite da última segunda-feira (20), o Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu suas portas para o lançamento do segundo livro da advogada, cientista política e professora Thais Riedel, intitulado “A (In)seguridade Social no Brasil – Desafios para uma Seguridade 4.0”.
O evento, que reuniu amigos, familiares, alunos, colegas de profissão e diversas autoridades, contou com a presença da ministra Assusete Magalhães, do STJ, responsável pela apresentação da obra. Além disso, personalidades do Direito e da política, como o ex-governador Paulo Octávio (PSD), prestigiaram o lançamento.
No seu discurso, Thais ressaltou que o livro é fruto de seu doutorado, um período dedicado à investigação sobre a necessidade de implementar a seguridade social conforme estabelecido na Constituição Federal, especialmente diante das profundas mudanças no cenário de emprego e nas relações de trabalho desde a promulgação do texto constitucional.
“O escopo da seguridade social abrange saúde, assistência e previdência social. Entretanto, nunca foi completamente implementado conforme preconiza a Constituição. As reformas realizadas ao longo destes 35 anos enfraqueceram as garantias diante dos riscos. Diante do atual cenário econômico, com informalidade e desemprego, o financiamento da seguridade social enfrenta desafios, tornando urgente a busca por alternativas”, explicou Thais Riedel.
O livro “A (In)seguridade Social no Brasil – Desafios para uma Seguridade 4.0” está disponível para venda na Amazon e na editora Juruá.