O Autódromo Internacional de Brasília, local com grande significado para os amantes de carros e corridas, começou a passar por uma transformação significativa. A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e o BRB assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que transferirá para o banco a gestão do espaço.
Com a indústria global do esporte a motor em crescimento, o projeto visa modernizar e explorar economicamente o autódromo. Além da revitalização da pista, está prevista a construção de uma arena multiuso para eventos esportivos, culturais e de entretenimento.
A reabertura do autódromo, após uma década de inatividade, promete dinamizar o centro esportivo e impulsionar o desenvolvimento econômico do Distrito Federal. O espaço será adaptado para receber diversas modalidades de corridas, tanto nacionais quanto internacionais.
“Devolvendo o autódromo à população, temos a oportunidade de criar um calendário de eventos nacionais e internacionais que vai incrementar o potencial de geração de negócios da cidade. Dessa forma, estimularemos o desenvolvimento econômico, social e humano da região ao mesmo tempo em que fortalecemos o vínculo entre o BRB e Brasília”, destaca o presidente do banco, Paulo Henrique Costa.
O projeto inclui a construção de uma pista híbrida, que poderá receber diversas modalidades de provas, de automobilismo a motovelocidade, e leva em conta as características únicas de Brasília, integrando o autódromo harmoniosamente à paisagem urbana e preservando seu valor histórico. A expectativa é que, com essa revitalização, o autódromo volte a ser um polo de desenvolvimento de talentos esportivos e atraia turistas e fãs de corridas de todo o Brasil e do mundo.
“A requalificação do autódromo, inoperante há uma década, possibilitará reposicioná-lo como equipamento credenciado, devolvendo à sociedade uma opção valiosa de esporte e lazer, além de promover o desenvolvimento econômico do Distrito Federal”, disse Kaline Gonzaga, diretora de Novos Negócios da Terracap
A reabertura está prevista para 2024, com a construção de uma pista mais segura e em conformidade com as normas da Federação Internacional de Automobilismo, além da entrega da arena multiuso para eventos variados.
O Autódromo Internacional de Brasília tem tudo para recuperar seu status como um dos principais espaços de corridas do país, recebendo provas nacionais como Porsche Cup, Fórmula Truck e Stock Car.