Com a união de sabores extraídos de diferentes plantas e frutas, os terpenos inspirados no mercado canábico ampliaram as possibilidades culinárias em Brasília. Para quem não conhece, a substância é similar a um óleo essencial, porém, é usada para trazer novas experiências em diversas receitas – como molhos de hambúrguer, café, sorvete e açaí. Quem explica o novo nicho é Juliana Guimarães, sócia-proprietária do estabelecimento responsável pela novidade, O Dispensário, na 102 Norte, que apresentou o cardápio elaborado com os terpenos nesta quinta-feira (10).

“As plantas possuem diferentes terpenos que podem proporcionar aromas e efeitos terapêuticos como calma e relaxamento. Um deles é o limoneno, que provém de frutas como a laranja e o limão. No entanto, essas composições são simples. Então, os blends que comercializamos trazem a combinação de terpenos, idênticos ao da cepa da cannabis, assimilando-se às estruturas moleculares dessa planta, que são complexas e trazem mais possibilidades de sabores”, disse.


Juliana Guimarães explicou que esse é um mercado totalmente legal e que, apesar da inspiração, os terpenos não possuem compostos oriundos da cannabis, nem suas propriedades psicoativas, como o THC.

Entre as criações que foram apresentadas ao público estão hambúrgueres elaborados com molhos terpenados. Eles são comercializados no Dispensário, em parceria com o chef Bruno Coruja. Na mesma quadra, 102 Norte, André Anjos, proprietários do Sorvete Ao Quadrado, inovou com a adição do terpeno SFV OG, que ressalta o toque cítrico e refrescante, em seu gelado artesanal vegano de frutas amarelas, fabricado com abacaxi, manga, maracujá e laranja.

“Precisei entender o que eram os terpenos, porque até então tudo isso era desconhecido para mim”, revelou. “Depois adicionei o blend, fui ajustando o sabor, e o sorvete está tendo uma boa aceitação pelos clientes”, finalizou Anjos.

Já o Choco Grower comercializa uma linha de chocolates de alto padrão, feitos com o puro cacau da Bahia. As delícias são elaboradas por um mestre chocolatier com uma trajetória de mais de duas décadas na arte do chocolate. A essência dos chocolates da marca é expressa por meio de seus blends botânicos distintos, os Cool Terps, que conseguem captar a essência aromática de notáveis cepas canábicas, como Afghan Kush, Lemon Skunk e 24k. Os sabores e aromas oferecem uma explosão sensorial.

Outra receita apresentada com terpenos foi o açaí, que ganhou um suave gosto de limão no retrogosto. O novo sabor pode ser experimento no Papa Açaí. Uma das bebidas mais preferidas dos brasileiros, o café também entrou na lista dos novos produtos com terpenos.

A Café Blends do Brasil é a primeira empresa de cafés sensoriais do país, com blends de ingredientes naturais, ervas funcionais, ingredientes da Amazônia, cogumelos e elementos da cannabis, como terpenos naturais idênticos aos aromas das flores de cannabis.
O Dispensário também conta com a Terps Brasil, uma marca de cosméticos naturais com aromaterapia canábica. A marca é reconhecida por sua excelência em produtos formulados com ingredientes naturais e livres de substâncias nocivas, proporcionando uma experiência única de beleza e cuidados pessoais por meio da aromaterapia com terpenos inspirados nas genéticas de cannabis.
