Desativado para o embarque e desembarque de passageiros em 2017, após as ampliações do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, o Terminal 2, que atendia voos de aeronaves menores, ganhou nova roupagem e agora é executivo.
Com 425 m², a área foi climatizada e totalmente remodelada com recepção, salas de espera e de reunião, raio-X para inspeção de pessoas e bagagens, espaço para órgãos como Polícia Federal e Receita Federal, banheiros e conveniência. A reforma foi feita em uma parceria do Banco de Brasília (BRB) com a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília.
Só no primeiro semestre deste ano, 14.373 aeronaves da aviação geral pousaram e decolaram no Aeroporto de Brasília via 19 hangares que operam na área executiva.
De acordo com o vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian, essa era uma demanda antiga dos passageiros executivos desde o fechamento do Terminal 2. “No passado perdemos alguns voos para outros aeroportos por falta de infraestrutura e esse terminal tende a tentar trazer de novo aqueles passageiros que optaram por outros aeroportos na região. Temos uma demanda muito grande, então decidimos fazer esse investimento trazendo um novo terminal para os nossos passageiros”, explicou.
O governador Ibaneis Rocha participou da solenidade de inauguração do espaço na noite dessa quarta-feira (9) e disse que a nova infraestrutura do espaço deve incentivar o turismo na cidade, dando melhores condições tanto aos brasilienses, quanto a pessoas de outras localidades que embarcam e desembarcam na capital para compromissos políticos, administrativos, jurídicos e diplomáticos. “Essa é a nossa missão: trazer sempre mais turismo dando conforto para todos esses que chegam aqui na nossa cidade”, disse.
A próxima novidade do terminal executivo será o embarque e desembarque de passageiros de voos internacionais em aeronaves executivas. A previsão é de que o serviço possa funcionar a partir do final de setembro.
Além de uma sala VIP na área de voos comerciais e um terminal remodelado para a aviação executiva, o segmento terá mais investimentos do Banco de Brasília. O governador Ibaneis Rocha anunciou durante a solenidade que o BRB será o principal financiador de um shopping center a ser construído nas imediações do Aeroporto de Brasília. Segundo o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, o investimento será de R$ 435 milhões.
(Com Agência Brasília)