A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, na manhã desta terça-feira (22), o julgamento do segundo grupo de acusados de envolvimento na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Os ministros estão analisar se aceitam ou não a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Fernando de Sousa Oliveira, Filipe Garcia Martins, Marcelo Costa Câmara, Marília Ferreira de Alencar, Mário Fernandes e Silvinei Vasques.
O presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, reservou três sessões para a análise do caso: às 9h30 e às 14h desta terça, e às 9h30 de quarta-feira. Após a leitura da denúncia, será a vez dos advogados apresentarem as defesas. Em seguida, os cinco ministros do colegiado decidirão se os seis acusados passarão à condição de réus.
A denúncia da PGR foi dividida em cinco núcleos distintos. O primeiro, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-ministros como Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, já foi julgado e resultou na transformação de todos os envolvidos em réus, em decisão unânime no dia 26 de março.
Um dos destaques do julgamento é a presença do desembargador aposentado Sebastião Coelho, que atua como defensor de Filipe Martins. Ele ficou conhecido por ter feito um discurso no plenário do STF, no qual afirmou que os ministros da Corte são “odiados” por grande parte da população.
Assista o julgamento ao vivo, direto do STF: