Tenistas que jogarão a BJK Cup levam ouro no Pan

Laura Pigossi levou o ouro ao bater a argentina Lourdes Carle por 2 a 0. Foto: Alexandre Loureiro/COB

Uma das estrelas do Time Brasil BRB nos playoffs da Billie Jean King Cup, que serão disputados em Brasília, nos dias 10 e 11 de novembro, a tenista brasileira Laura Pigossi levou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, na melhor participação brasileira na história no evento, fora do território nacional.

A primeira medalha veio nas duplas, ao lado de Luisa Stefani, no sábado (28). Medalhistas olímpicas de bronze em Tóquio, no ano passado, as duas venceram as colombianas Maria Fernanda Herazo e Maria Paulina Perez, por 7/5 6/3. No torneio de simples, no domingo (29), Laura não tomou conhecimento da argentina Lourdes Carle, vencendo por 2 a 0, parciais de 6/2 e 6/3. O resultado colocou o Brasil de volta no topo do pódio na chave de simples feminina depois de 36 anos, algo que nao acontecia desde Indianapolis-1987, quando Gisele Miró foi campeã.

Laura Pigossi também se igualou à lendária Maria Esther Bueno, até então a única mulher brasileira campeã dos Jogos Pan-Americanos em simples e nas duplas. Em São Paulo-1963, ela venceu a disputa individual e comemorou a conquista nas duplas, ao lado de Maureen Schwartz. Com as duas vitórias, Laura Pigossi e Luisa Stefani se garantiram nos Jogos de Paris-2024. 

“Com certeza foi uma semana perfeita. Acho que aprendi muito. Em toda minha vida, sempre tive uma psicóloga e ela sempre me falou que a atitude de quem era medalhista olímpico, a atitude de quem ia para os Jogos Olímpicos e a atitude de quem conquista uma medalha de ouro era muito diferente. Depois de Tóquio, senti isso na pele e vim para cá muito decidida. Queria conseguir a minha vaga em Paris-2024, a medalha de ouro individual e nas duplas. Nem meu cansaço me fez perder o foco disso”, disse Laura. 

O Time Brasil BRB de Tênis dominou o torneio dos Jogos Pan-americanos de Santiago, levando 5 medalhas. Foto: Divulgação

A campanha do tênis brasileiro em Santiago foi exemplar, com cinco medalhas. Além dos ouros nas disputas femininas, a dupla masculina Marcelo Demoliner e Gustavo Heide também subiu no degrau mais alto do pódio. Nas duplas mistas, Marcelo e Luisa Stefani levaram a prata. No torneio de simples masculino, Thiago Monteiro levou o bronze, ao vencer Gustavo Heide por 2 a 1, com 1/6, 6/3 e 7/6 (7/5).

A modalidade deixou a capital chilena com o segundo melhor desempenho em Jogos Pan-Americanos, atrás apenas do Pan de São Paulo, 60 anos atrás. Na ocasião, a delegação tinha, além de Maria Esther Bueno, nomes como Tomas Koch e Roland Barnes.

Relacionados.

Ouro nos Jogos de Paris 2024, judoca Bia Souza será embaixadora da Neoenergia

STJD interdita Arena MRV e proíbe jogos do Atlético-MG com torcida após confusão em final

Os maiores campeões nacionais do futebol: confira o ranking completo