GPS Brasília comscore

Tenistas brasileiros em cadeiras de rodas deixam Israel

Após 33 horas de espera no aeroporto, eles embarcaram em um voo para a Tailândia
Tenistas em cadeiras de rodas
Ymanitu Silva é um dos três tenistas em cadeira de rodas que ficou retido em Israel. Foto: Cleber Mendes/MPIX/CPB/Direitos Reservados

Compartilhe:

Ymanitu Silva, Leandro Pena e Daniel Rodrigues, atletas brasileiros de tênis em cadeira de rodas, conseguiram deixar Israel neste domingo (8), após passarem uma noite em claro no aeroporto de Tel Alviv, onde estavam para a disputa de um torneio. Eles embarcaram em um voo para Bangoc, na Tailândia, e de lá seguirão rumo ao Brasil.

“Depois de 33 horas esperando aqui no aeroporto, estamos dentro do avião para embarcar para Bangcoc, na Tailândia. Vamos para casa”, diz Daniel, sorridente, em vídeo gravado na aeronave, ao lado de Ymanitu e Leandro. O trio brasileiro disputaria, em Tel Aviv, o Israel Open, mas o evento foi cancelado após os ataques.

Os tenistas chegaram a Tel Aviv justamente no sábado (7), dia em que o grupo palestino Hamas invadiu o território israelense e deu início a um conflito armado que já deixou mais de mil mortos. Após ouvirem bombas nas proximidades do hotel no qual estavam hospedados, descobriram o que estava ocorrendo, entraram em contato com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e conseguiram passagens para a Turquia, de onde partiriam rumo ao Brasil.

O voo estava marcado para as 22h locais, no sábado, mas não decolou porque o aeroporto foi fechado. Por isso, os brasileiros tiveram de passar a noite no local. Conforme relatado por Daniel Rodrigues em contato com o Estadão Conteúdo, eles ficaram abrigador por cerca de 15 minutos em um bunker e depois voltaram para a área comum do aeroporto.

Sem a acesso a qualquer tipo de acomodação adequada, mal dormiram e passaram a madrugada resolvendo as questões da passagem de volta, até confirmarem o voo para Bangcoc. Durante os momentos de tensão, os tenistas mantiveram conversas com a CBT, que acionou o Comitê Paralímpico do Brasil e o Ministério do Esporte para prestar auxílio aos atletas.

Agora, Daniel Rodrigues (20° no ranking da ITF) e Ymanitu Silva (10° no ranking da categoria Quad da ITF) retomam a preparação para o Wheelchair Tennis Master, Barcelona, na Espanha. O torneio reúne os principais atletas do mundo do tênis em cadeira de rodas e acontece de 30 de outubro a 5 de novembro.