Uma forte tempestade surpreendeu os brasilienses na noite desta quarta-feira (22), quando trouxe ventos intensos e chuvas fortes para várias regiões do Distrito Federal. Raios e trovoadas também foram relatados.
Por volta das 22h, a capital federal foi atingida por uma onda de mau tempo que causou pânico em diversos pontos da cidade. O vendaval durou pouco menos de 20 minutos em pontos de Brasília, mas também registrou estragos, assim como em outras localidades.
Na região de Sobradinho, por exemplo, os moradores relataram ventos tão fortes que chegaram a abrir portões de residências e ameaçaram quebrar vidros.
A situação foi ainda mais grave em algumas áreas, que ficaram temporariamente sem energia elétrica. O impacto da tempestade foi sentido em várias ruas, com moradores relatando dificuldades de locomoção e sensação de insegurança devido à força dos ventos.
No Plano Piloto, a tempestade também causou transtornos. Além do risco de queda de energia, árvores foram derrubadas, especialmente na Asa Norte. O alagamento de ruas foi outro problema enfrentado pelos brasilienses, que tiveram que, por alguns momentos, se desviar de áreas inundadas para continuar seus trajetos.
A Asa Sul também não escapou dos danos. Moradores reportaram dificuldades em algumas áreas devido aos ventos fortes e à chuva torrencial. Embora tenha ocorrido por alguns minutos, a força dos ventos e da chuva deixou moradores apreensivos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta no início da tarde sobre a possibilidade de tempestades no Distrito Federal.
O aviso sobre as condições climáticas adversas segue em vigor até a manhã desta quinta-feira (23), de acordo com o órgão federal, que orienta a população a se manter atenta às condições meteorológicas nas próximas horas.
Veja o que internautas compartilharam:
Tempestade com raios, ventos e trovão deixa rastros de destruição e assusta moradores no DF na noite desta quarta (22)https://t.co/6K6dmz1deU pic.twitter.com/tjCNiLCP8p
— Caio Barbieri (@caio_barbieri) January 23, 2025