Environmental, social, and governance, ou apenas ESG, são três poderosas palavras que estão causando verdadeiras transformações no mundo. Inspirada pelo tema, a jornalista Giuliana Morrone lançou o livro Mitos e verdades sobre o ESG em uma sessão de autógrafos em Brasília.
Ainda durante a pandemia, a comentarista do Jornal da Globo de 2021 a 2023 especializou-se em ESG – expressão que, naquela época, havia sido a mais procurada em artigos acadêmicos das principais instituições do mundo. “Me interessei pelo tema e mergulhei em questões ambientais, sociais e de governança corporativa”, conta Morrone.
Para ela, há uma frase do filósofo e sociólogo francês Edgar Morin da qual gosta de refletir e pensar sobre: “Ao sacrificar o essencial pelo que é urgente, acaba-se por esquecer a urgência do essencial”. E foi com o objetivo de aproximar o público do que é essencial que a jornalista escreveu o livro.
“Já fui a lançamentos em Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, e tenho encontrado um público interessado e consciente de que temos o potencial de cobrar e promover mudanças”, afirma.