De fósseis de dinossauros no Brasil aos mosteiros de Metéora, na Grécia, 18 novos sítios geológicos foram adicionados à lista de geoparques mais relevantes, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As informações são da BBC Brasil e do Correio Braziliense.
Os locais destacam não só o patrimônio natural, cultural e intangível das regiões onde estão localizados, mas também oferecem oportunidades únicas para os visitantes explorarem a história da Terra.
O recém-criado geoparque de Uberaba (MG), aqui Brasil, é um dos destaques, com mais de 10 mil fósseis e 38 hectares de floresta preservada. A região, conhecida como a “Terra dos Gigantes”, conta com formações geológicas e uma tradição agrícola sustentável que contribui para a preservação do ecossistema local. Há ainda um parque, recém-criado, para visitação dos amantes dos dinossauros.
Outro destaque é o geoparque dos Lagos de Biokovo-Imotski, na Croácia, que oferece aos visitantes a chance de explorar duas formações geológicas distintas: a cordilheira de Biokovo e os lagos Vermelho e Azul. Enquanto o Monte São Jorge se ergue no Parque Natural de Biokovo, os lagos de cores vibrantes surpreendem os visitantes com uma beleza natural única.
Já na Grécia, o Parque de Meteora Pyli combina natureza e cultura, com mosteiros bizantinos construídos em rochas imponentes e formações geológicas como as Tafoni de Kalambaka. Além disso, a região abriga uma rica biodiversidade nas montanhas Pindos, favoritas dos amantes de caminhadas e trilhas.
A cidade de Longyan, na China, também entrou para a lista da Unesco com seu geoparque que destaca a cultura Hakka e a biodiversidade local. Enquanto as tradições da comunidade são preservadas, a região natural ao redor da cidade oferece aos visitantes a oportunidade de explorar uma floresta densa e repleta de espécies endêmicas.
Por fim, o arquipélago do sul de Fionia, na Dinamarca, é um exemplo de paisagem glacial submersa, que oferece aos visitantes a chance de explorar ilhas e ilhotas em um ambiente marinho incomparável. Com a oportunidade de navegar, fazer trilhas e apoiar a agricultura local, a região é um verdadeiro tesouro natural da humanidade.