Após mais de dez anos interditado, o histórico Teatro Nacional Cláudio Santoro voltou a funcionar em Brasília. Na noite dessa quarta-feira (18), operários e servidores do GDF que trabalharam na obra de restauro do espaço tiveram a oportunidade única de assistir ao primeiro concerto realizado na Sala Martins Pena após a reabertura do teatro.
Na ocasião, a Orquestra Sinfônica apresentou o concerto Sinfonia de Concreto, que reuniu composições do maestro Claudio Santoro, clássicos nacionais de Carlos Gomes, Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Ary Barroso, e internacionais de Smetana e Voorjak, além de canções natalinas. Para a noite ficar ainda mais especial, o tenor Thiago Arancam fez uma participação exclusiva na apresentação.
A solenidade contou, ainda, com a presença autoridades locais, como a vice-governadora Celina Leão, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, e o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
Programação de reinauguração
Esta sexta-feira (20) marca a reabertura oficial do teatro, com um show da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A apresentação que levou o nome de O Novo Ato está marcada para às 20h.
Entre sábado (21) e segunda-feira (23), os eventos serão abertos ao público. A programação de sábado, batizada de Recomeço, terá o cantor e violeiro Almir Sater, que fará, às 19h30, um show especial ao som da viola caipira e de suas letras poéticas.
No domingo, a programação será voltada às artes cênicas. Sob o título de De volta aos palcos, o evento terá duas sessões do espetáculo inédito em Brasília, TelaPlana, da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, às 17h e às 19h30. Já na segunda-feira, Brasília e o rock serão homenageados com show Hoje é dia de rock, da banda Plebe Rude e convidados, a partir das 20h.