Categories: República

TCU aponta problemas no Auxílio Brasil e exalta modelo do Bolsa Família

O **presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas**, afirmou nesta quarta-feira, 16, que um dos relatórios entregues ao governo de transição aponta que **o desenho do Bolsa Família, criado nos governos do PT e substituído pelo Auxílio Brasil por Jair Bolsonaro (PL), se apresentou como o programa mais eficiente para combate à pobreza e redução de desigualdade**.

Dantas ainda antecipou que o TCU deve finalizar nas próximas semanas uma ampla avaliação do Auxílio Brasil, a qual deve indicar que o **programa tem incentivado o fracionamento de núcleos familiares para obtenção de mais recursos pelos beneficiários**. O levantamento ainda vai conter uma comparação entre o Auxílio Brasil e o Bolsa Família.

Ao lado do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), Dantas afirmou que, com menor volume de recursos, **o Bolsa Família consegue reduzir a pobreza em porcentual “_muito maior_” que em qualquer outro programa**. “_Foi feita uma comparação entre seis programas_”, disse Dantas, que foi ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para entregar quatro relatórios produzidos pelo TCU ao governo de transição.

O que trata do **Bolsa Família** é um documento de fiscalização das políticas públicas de 2021. Além dos programas de assistência social, o estudo analisa cinco programas emergenciais de acesso ao crédito criados durante a pandemia da covid-19.

Sobre o processo de análise ampla do Auxílio Brasil, Dantas afirmou que há expectativa de levar o caso a **julgamento no TCU** nas próximas semanas. O ministro disse que pedirá prioridade ao relator do assunto, para que as conclusões possam ser apresentadas ao governo de transição ainda em dezembro. “_Algumas das conclusões, que auditores ainda estão finalizando, são no sentido de que o Auxílio Brasil tem incentivado o fracionamento de famílias. Isso tem prejudicado famílias que não conseguem ser fracionadas_”, afirmou.

A entrega dos relatórios realizada nesta quarta-feira ao governo de transição partiu de um pedido feito por **Alckmin** na semana passada. “_O TCU recebeu solicitação que nós tratamos como uma requisição de informações que veio da transição. O TCU tem radiografia perfeita de funcionamento da máquina pública e compartilhamos informações relevantes_”, disse Dantas.

**Contas de Bolsonaro**

O ministro Bruno Dantas também entregou nesta quarta-feira, 16, ao governo de transição o processo que analisa as **contas do presidente Jair Bolsonaro do ano de 2021**. As contas foram aprovadas pelo plenário da Corte em junho, com ressalvas. Para Dantas, o relatório contém informações importantes sobre aspectos fiscais, macro, patrimoniais e de execução orçamentária da gestão federal.

“_Funcionamento do teto de gastos, até os requisitos que constam da lei de responsabilidade fiscal, passando pelas emendas constitucionais, e a visão dos auditores sobre o orçamento público do Brasil_”, disse Dantas, destacando que o processo tem um capítulo específico sobre as emendas de relator, que compõem o **orçamento secreto**.

Um outro relatório entregue ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), chamado de “_TCU e o Desenvolvimento Nacional_”, apresenta análises em **diversas áreas da vida nacional**, segundo Dantas, passando por temas como agricultura, meio ambiente, infraestrutura, energia e telecomunicações.

O presidente do TCU já havia apresentado ao governo de transição uma lista de **alto risco da administração pública federal**, em que o tribunal consolidou 29 áreas da administração federal que representam algum risco por vulnerabilidade à fraude, desperdício, abuso de autoridade, má gestão ou necessidade de **mudanças profundas** para que os objetivos das políticas públicas possam ser cumpridos.

Entre os temas estão as **renúncias fiscais**, política públicas, e questões da área da saúde. “_Consolidamos riscos de pagamentos de programas sociais e políticas ambientais. A questão da saúde, agravada pela pandemia, também está nesse relatório_”, apontou.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Share
Published by
Redação GPS

Posts Recentes

Saiba qual foi a causa da morte da cantora Sinéad O’Connor

Um ano após o óbito, atestado confirma que doenças respiratórias foram determinantes

4 minutos ago

Com brilho de Rebeca Andrade, ginástica artística se prepara para as finais em Paris

Aposta do Brasil, atleta brilha e garante disputa pelo ouro individual

26 minutos ago

“O procedimento ocorreu como planejado”, diz médico que operou jovem com pior dor do mundo

Após campanha para eutanásia, cirurgia com neuroestimuladores oferece nova esperança à Carolina

34 minutos ago

Janja assiste derrota do Brasil para o Japão no futebol e vitória no vôlei de praia

Ela tambem aproveitou para divulgar a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza nas…

57 minutos ago

GDF estuda regras para proteger bebês na maternidade

Projeto de Lei foi anunciado pela secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani

1 hora ago

Maduro e Gonzalez já votaram nas eleições presidenciais da Venezuela

A jornalistas, os dois candidatos prometeu respeitar o resultado das urnas

1 hora ago