GPS Brasília comscore

Tchau, verão! Outono chega nesta quinta (20) e promete clima seco e temperaturas elevadas no DF

Previsão aponta chuvas irregulares e gradual redução da umidade na região; termômetro ainda deve oscilar ao longo da estação

Publicado: Atualizado:

O outono de 2025 começa oficialmente no início desta quinta-feira (20) em todo Hemisfério Sul, onde marca a transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Em Brasília e na região Centro-Oeste, especialmente, a estação será caracterizada por chuvas cada vez mais escassas e o aumento progressivo da seca, um fenômeno comum nesta época do ano na região.

De acordo com Maria Clara Sassaki, meteorologista e porta-voz da Tempo OK que foi ouvida pelo Portal IG,  parceiro do GPS|Brasília, as precipitações na região serão cada vez mais irregulares e tendem a diminuir até o início do inverno.

Com a aproximação da seca, os volumes acumulados de chuva vão reduzindo gradualmente, tornando-se escassos em maio e junho“, explica.

No Centro-Oeste, frentes frias que chegam pelo Sul do país podem influenciar o clima, mas perderão força ao alcançar a região, limitando a formação de instabilidades. Em Brasília, essa tendência já começa a ser percebida: a umidade relativa do ar deve cair significativamente nos próximos meses, com índices inferiores a 30% em diversos dias. Isso exige atenção redobrada para sintomas de desidratação e doenças respiratórias.

Apesar da diminuição das chuvas, Sassaki alerta para a possibilidade de oscilações térmicas.

Teremos dias quentes, intercalados com aída súbita nas temperaturas devido à passagem de sistemas frontais mais intensos. Isso pode trazer sensação de frio momentâneo, mas sem a constância típica do inverno“, ressalta.

Em relação às temperaturas, o outono em Brasília deve começar com valores elevados, podendo chegar a máximas de 30°C durante a tarde. Com o avanço da estação, a tendência é de um resfriamento progressivo, especialmente durante as madrugadas e manhãs, quando os termômetros podem marcar valores próximos a 14°C em maio e junho.

No restante do Centro-Oeste, a previsão segue um padrão semelhante. No Mato Grosso do Sul, a proximidade com o Sul do Brasil pode favorecer incursões de ar frio mais intensas, enquanto Goiás e Mato Grosso devem experimentar um período seco prolongado, com pouca ocorrência de chuvas a partir de abril.

Sem a influência dos fenômenos climáticos El Niño ou La Niña no Oceano Pacífico neste ano, a tendência é de um outono dentro da média climatológica para o Centro-Oeste, com chuvas concentradas apenas nos extremos da região e predomínio de tempo seco em Brasília e áreas do interior.

Previsão por Regiões

  • Sul: Aumento da frequência de frentes frias, com chuvas mais intensas no Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, a tendência é de precipitação abaixo da média. Primeiras geadas já foram registradas na serra catarinense.

  • Sudeste e Centro-Oeste: Redução gradativa das chuvas e início do período seco. Abril pode ter pancadas isoladas e variação térmica significativa.

  • Norte: Chuvas intensificadas pela ZCIT, principalmente no extremo norte da região.

  • Nordeste (litoral leste): A partir de maio, os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOLs) devem aumentar a ocorrência de chuvas. A costa norte terá chuvas recorrentes em abril.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.