O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) realizou, na noite de quarta-feira (4), uma vistoria técnica nas obras de recuperação da Ponte JK, uma das estruturas mais emblemáticas do Distrito Federal. O conselheiro Renato Rainha, relator do processo de fiscalização da licitação da reforma, acompanhou os trabalhos ao lado de auditores do tribunal, engenheiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e representantes da empresa responsável pela execução do serviço.
A inspeção teve início às 21h, horário escolhido estrategicamente para coincidir com o começo da etapa noturna das obras, minimizando o impacto no trânsito da região. O foco da visita foi o acompanhamento da instalação das novas juntas de dilatação, componentes essenciais para garantir a integridade e a durabilidade da ponte.
Fabricadas na Itália, as novas juntas foram projetadas com especificações semelhantes às originais, mas com aprimoramentos que prometem maior resistência e durabilidade. Esses dispositivos permitem que a ponte suporte variações térmicas, movimentações do solo e a carga constante dos veículos, prevenindo trincas, fissuras e falhas estruturais.
“O investimento em qualidade é essencial para preservar uma infraestrutura estratégica como a Ponte JK. Precisamos garantir que ela continue servindo à população com segurança e eficiência”, afirmou o conselheiro Renato Rainha durante a vistoria.
A atual intervenção ocorre após falhas identificadas nas juntas instaladas anteriormente entre 2020 e 2021, que apresentaram desgaste precoce. Em razão disso, o TCDF tem exigido da Novacap uma abordagem mais criteriosa na nova licitação, com destaque para garantias contratuais, desempenho técnico dos materiais e análise de riscos.
De acordo com a Novacap, as exigências foram incorporadas ao contrato, que inclui também a recuperação dos blocos e pilares de sustentação, a substituição dos cabos e a aplicação de nova pintura anticorrosiva. O valor total do investimento é de R$ 92 milhões.
Uma das preocupações centrais do Tribunal de Contas é a real condição dos blocos de sustentação da ponte. Relatórios anteriores apontaram fissuras e sinais de deterioração do concreto, possivelmente agravados pela ação da água. Como resposta, a Novacap integrou ao plano de reforma uma modelagem 3D da estrutura e testes laboratoriais avançados, incluindo o uso de microscópios eletrônicos de varredura para verificar a integridade dos pilares.