O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, revelou avanços significativos que impulsionaram a capital federal em 2023, com destaque para o aumento da ocupação hoteleira, a realização de grandes eventos culturais e esportivos, além da expansão dos voos internacionais.
“A taxa de ocupação dos nossos hotéis subiu de 59,43% em 2019 para 65,71% este ano e a capital projeta um 2024 melhor ainda, com a realização de eventos como o Villa Mix, Rally dos Sertões, além da maior feira de turismo da América Latina – a ABAV – e a chegada de novos voos internacionais”, destacou.
Segundo ele, a cidade recebeu espetáculos renomados, como shows das bandas Kiss, Deep Purple e Red Hot Chilli Peppers, bem como apresentações dos astros Paul McCartney e Roger Waters. Além disso, eventos esportivos, como a Liga das Nações de vôlei feminino, contribuíram para a dinâmica turística.
“Nossa arrecadação com ISS era de R$ 7 milhões em 2018 e subiu para R$ 35 milhões em 2023. A retomada de voos para outros países também fez parte das conquistas, incluindo voos para Lima, Orlando, Miami e Argentina, além da implementação do stopover em Brasília”, acrescentou.
A capital do país também obteve a aptidão para captar recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), aumentou significativamente o número de artesãos com carteira emitida e investiu em reformas de espaços culturais, como a Concha Acústica e o Museu de Arte de Brasília.
“Brasília, situando-se entre as cinco cidades brasileiras, é atualmente o terceiro polo gastronômico do país, com a coleção Rotas Brasília, disponível para viajantes, reunindo 13 rotas turísticas, organizadas por segmentos, como a Rota do Café e do Rock”, resumiu o secretário de Turismo do DF.