GPS Brasília comscore

Taxa de ocupação de hotéis teve alta histórica em 2023, diz secretário

Cristiano Araújo comemorou outras conquistas do setor turístico na capital federal
Cristiano Araújo
Cristiano Araújo, secretário de Turismo | Foto: Rayra Paiva/GPS

Compartilhe:

O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, revelou avanços significativos que impulsionaram a capital federal em 2023, com destaque para o aumento da ocupação hoteleira, a realização de grandes eventos culturais e esportivos, além da expansão dos voos internacionais.

“A taxa de ocupação dos nossos hotéis subiu de 59,43% em 2019 para 65,71% este ano e a capital projeta um 2024 melhor ainda, com a realização de eventos como o Villa Mix, Rally dos Sertões, além da maior feira de turismo da América Latina – a ABAV – e a chegada de novos voos internacionais”, destacou.

Segundo ele, a cidade recebeu espetáculos renomados, como shows das bandas Kiss, Deep Purple e Red Hot Chilli Peppers, bem como apresentações dos astros Paul McCartney e Roger Waters. Além disso, eventos esportivos, como a Liga das Nações de vôlei feminino, contribuíram para a dinâmica turística.

“Nossa arrecadação com ISS era de R$ 7 milhões em 2018 e subiu para R$ 35 milhões em 2023. A retomada de voos para outros países também fez parte das conquistas, incluindo voos para Lima, Orlando, Miami e Argentina, além da implementação do stopover em Brasília”, acrescentou.

A capital do país também obteve a aptidão para captar recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), aumentou significativamente o número de artesãos com carteira emitida e investiu em reformas de espaços culturais, como a Concha Acústica e o Museu de Arte de Brasília.

“Brasília, situando-se entre as cinco cidades brasileiras, é atualmente o terceiro polo gastronômico do país, com a coleção Rotas Brasília, disponível para viajantes, reunindo 13 rotas turísticas, organizadas por segmentos, como a Rota do Café e do Rock”, resumiu o secretário de Turismo do DF.

Últimas

Política