GPS Brasília comscore

Tatiana Barros, a confeiteira que une bolos com a arte

Filmes e arquitetura são grandes fontes de inspiração para a confeiteira
Tatiana Barros e a sócia Camila Macedo (Fotos: Vanessa Castro)

Compartilhe:

Os bolos e a arte sempre fizeram parte da vida da confeiteira Tatiana Barros: na infância, inspirada pelas festas dos filmes que assistia, uma pequena Tati se divertia festejando os aniversários de suas bonecas com bombons que ela decorava especialmente para a ocasião. A imersão na arte também veio desde tenra idade; como filha de artista plástica, ela chegou a vencer concursos de pintura quando criança, mas foi com o pai, um engenheiro apaixonado por Brasília, que ela também se encantou pela nossa cidade.

“Meu pai sempre falava da beleza de Brasília, e eu cresci com os olhos para as curvas e traços da nossa arquitetura. Se eu passar dez vezes pela ponte em um único dia, contemplarei a beleza dessa vista em todas elas”, conta a confeiteira.

A vida adulta tornou possível a oportunidade de casar as duas paixões, mas até se reconhecer como confeiteira e ver o sonho da TB Cake and Sweet acontecer, foi um longo processo: Tatiana chegou a cursar Psicologia e Direito, e até fez estágio em um escritório de advocacia. De maneira descontraída, ela contou ao GPS que os maiores elogios vinham durante os aniversários dos colegas de trabalho, onde ela ficava responsável pelos bolos das confraternizações.

O começo

No meio desse caminho, acabou ficando grávida e se tornando mãe de João Américo. Ficou responsável pelos preparativos para a festa de um ano do filho, e foi nesse processo que Tati se enxergou como uma confeiteira pela primeira vez: ela quem fez os docinhos da celebração, enquanto o bolo ficou por conta de outra confeiteira, que atendeu ao pedido de uma Tatiana que se frustrou de ver bolos bonitos que eram apenas maquetes decorativas.

E embora fosse profundamente apaixonada por bolos, sua carreira na confeitaria começou pelos docinhos. Ela sentiu a necessidade de se especializar nos bolos em razão da praticidade, já que as pessoas costumavam dar preferência por encomendar os doces no mesmo lugar do bolo. Autodidata, aprendeu tudo o que sabe vendo vídeos, testando receitas e estudando arte. Hoje, Tati costuma dizer que seus clientes se lembram mais dos bolos que faz.

Parceria de sucesso 

Depois de tentativas frustradas de estabelecer sociedade e se firmar, a confeiteira encontrou em Camila Macedo a parceria perfeita para o seu negócio. Além de ser amiga da família de Tati, Camila já era cliente e admiradora do trabalho da confeiteira. Ela havia sugerido a sociedade algumas vezes, e com certo receio, Tatiana acabou topando. Camila largou a auditoria para trabalhar com doces.

“Eu sempre visualizei que meu negócio tinha um potencial muito grande, e tambem gosto de dizer que nós não trabalhamos com bolos e doces, mas sim com sonhos. Cada cliente é importante pra mim, porque sei que aquele momento vai fazer parte do álbum de alguma família, então, sempre entregamos nosso melhor”, diz Tatiana.

Sob a gerência cuidadosa de Camila, Tatiana agora pode deixar a criatividade fluir livremente na criação de seus bolos, que além do sabor, entrega cuidado e riqueza de detalhes. A confeiteira é especialista em pasta americana e gosta de se inspirar em diversas formas de expressões artísticas, incluindo as artes plásticas, a arquitetura e a moda, mas principalmente, na história de cada cliente.

“Quando vou estudar bolo, evito olhar o trabalho de outros profissionais. Gosto de estudar paleta de cores, cenários… também gosto de ouvir as histórias de cada cliente que atendo. São desses relatos e de todo um estudo artístico que vem a inspiração”, conta.

Expansão da marca

Quando questionadas sobre a possibilidade de abrir um espaço de pronto atendimento, como um café, Tatiana e Camila são diretas na resposta: o foco da TB Cake and Sweet sempre foi o trabalho com encomendas e festas personalizadas com exclusividade.

À medida que expandem seu alcance para atender clientes fora de Brasília, a principal meta é melhorar a logística para atender melhor as regiões mais distantes da capital. Embora não tenham o desejo de possuir uma confeitaria, ambas consideram a possibilidade de oferecer produtos para pronta entrega.

“Apesar de sempre ter vislumbrado o negócio com grande perspectiva, eu tinha muitas dúvidas se conseguiria sozinha. E sem a minha equipe, não teria nada. Meu pai e meu filho são as minhas maiores inspirações”, afirma a confeiteira, exaltando o grupo que a ajuda a dar conta de tantas demandas dentro e fora da capital.