Categories: Agenda

Taste Festival promove gastronomia social e sustentável em Brasília

Intitulado como um dos maiores eventos de gastronomia do mundo, o Taste Festival está marcado para o dias dias 5 a 7 e de 12 a 14 de maio no Pontão do Lago Sul. A segunda edição terá uma programação gastronômica exclusiva com trinta expositores, sendo 15 estabelecimentos, 13 restaurantes e dois bares.

 

Com o intuito de ser um evento consciente, o empreendedorismo, a inclusão, a sustentabilidade, a diversidade e a conexão estão entre os pilares do Festival. Projetos sociais estão envolvidos na causa. 

 

Mais de 500 mil visitantes já passaram por edições que aconteceram em Paris, Milão, Roma, Londres, Dubai, São Paulo, Brasília e outras cidades do globo.

 

 

Palestras e oficinas

Nos espaços Papo de Cozinha, onde acontecem aulas-oficina, e no Fire Pit, com atividades que utilizam a brasa como meio de cocção, chefs mulheres e homens mostrarão receitas que destacam sabores regionais, técnicas tradicionais e modernas. 

 

Serão defendidos princípios como: ingredientes de origem bem cuidada; aproveitamento total dos insumos; redução de desperdício; respeito ao bioma e a práticas ancestrais; linguagem com facilidade de compreensão e assimilação pelo público.

 

 

Sabores regionais

A curadoria de restaurantes participantes valoriza a singularidade de Brasília, uma cidade que recebe de braços abertos brasileiros de todas as regiões e estrangeiros de muitas nações. Por outro lado, em seus cardápios, os chefs são estimulados e desafiados a utilizar ingredientes do Cerrado e destacar insumos de Brasília e região, como exemplo os queijos e tomates de produção locais usados pela Casa Baco, e o arroz cultivado pela comunidade kalunga, usado pelo Dom Francisco.

 

 

Parceria social

Em 2023, a parceira social do Taste Brasília é a ONG local Humanidade Diversificada e Unida (HDUN), fundada em 2018 pela educadora Kamila Alves Nascimento Campos e dirigida também por Wania Abreu, Loomy MC e Rafa Mota. A HDUN atua com pessoas em situação de fragilidade social em comunidades carentes do Distrito Federal por meio de projetos de cultura, arte, saúde pública, educação e gastronomia. Nesta última área, a ONG capacita mulheres e homens para o segmento de alimentação com aulas profissionalizantes que possibilitam o trabalho em operações gastronômicas e fomentam o empreendedorismo.

 

Além de proporcionar o relacionamento com grandes restaurantes e chefs da cidade, a parceria do Taste Brasília com a HDUN trará aulas com os professores da ONG no Papo de Cozinha, onde serão apresentadas receitas ensinadas pelo projeto, a fim de demonstrar conceitos e práticas aplicadas pela iniciativa. Também estarão expostos e à venda produtos alimentícios produzidos pelos alunos, como doces e artesanatos, que terão 100% da renda revertida para eles mesmos.

 

 

Projeto Dividir

Também terá espaço no Taste o Projeto Dividir. Comandada pela cozinheira Sofia Gomes, a iniciativa se dedica a fornecer alimentação e ensinar culinária para pessoas em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo que viabiliza o uso de ingredientes cultivados por pequenos produtores. 

 

No Papo de Cozinha, a ONG promoverá uma aula com Sofia e sua parceira de projeto, a cozinheira Luiza Costalima, que juntas irão criar e cozinhar com insumos sazonais da agricultura familiar e produtos do Cerrado. O momento receberá também artesãos, que contarão sobre sua experiência e levarão produtos para vender, como ecobags de material reciclável, e produtos agrícolas).

 

 

Inclusão

Idealizado pela educadora Leilah Neme, e com participação de seu filho, o chef João Neme, o Projeto Prisma ensina cozinha a jovens com Síndrome de Down, com objetivo de mostrar a importância da gastronomia na capacitação de meninas e meninos. O Prisma fará uma aula no Papo de Cozinha ensinando uma receita de brigadeiro do Cerrado com o chef João, tendo como assistentes alguns de seus estudantes com Síndrome de Down.

 

Cozinha sem desperdício

Criada e executada pelo chef argentino Sebastián Parasole, professor do IESB, a Iniciativa Bandoneón se dedica a melhorar as refeições em escolas públicas, ensinando pratos e técnicas culinárias a merendeiras

A missão do projeto é promover princípios como o aproveitamento total dos alimentos e a eliminação do desperdício. No Taste, o chef radicado em Brasília demonstrará uma receita que exalta o conceito e a prática de seu projeto, além de um bate-papo sobre técnicas e estratégias para uma alimentação mais saudável e sustentável.

 

 

Educação infantil

O projeto Arca do Sabor prepara uma atividade voltada ao público infantil do festival. À frente do projeto, a professora e chef Alessandra Brant é especialista em ensinar culinária e percepção de sabores aos pequenos e fará uma aula mostrando que comer bem e saber usar ingredientes é algo que pode ser praticado desde bem cedo. A proposta é que, aprendendo bons princípios e se divertindo, as crianças comerão melhor, saberão escolher melhor seus alimentos, e estarão mais aptos a cozinhar suas refeições.  

 

Acessibilidade e sustentabilidade

O festival conta com cardápio em braile, atendimento em Libras e um staff capacitado para atender ao público e suas necessidades. Na infraestrutura, rampas de acessibilidade, vagas de estacionamento reservadas à PCDs, banheiros adaptados e sinalização adequada.

 

Em todas as suas edições, o Taste adota medidas sustentáveis. Utiliza embalagens, pratos e talheres de material biodegradável, faz gestão de resíduos químicos, descarte de óleo e reciclagem, e reaproveita todo material impresso utilizado e as lonas cenográficas descartadas na desmontagem, que são doadas para ONGs e transformadas em aventais e outros materiais como bolsas e estojos escolares.

 

Diversidade

Equidade de gênero também é uma regra do evento, que proporciona oportunidades iguais de crescimento profissional e equiparação de cargos e salários. As aulas nas áreas de conhecimento são realizadas pelo mesmo quantitativo de chefs homens e mulheres, assim como nos expositores. Placas que reforçam a importância da diversidade e tolerância zero à discriminação são espalhadas pelo espaço.

 

Sobre o  Taste Brasília Festival 2023

Em 2023, 11 restaurantes de Brasília comandados por chefs renomados e dois bares que ganharam importância no cenário gastronômico da cidade estarão ao lado dos paulistanos Aizomê, da chef Telma Shiraishi, nomeada pelo governo japonês como embaixadora da cozinha nipônica no Brasil; e Mocotó, do premiado Rodrigo Oliveira, para oferecer uma experiência única aos visitantes do evento.

 

Aroma, do chef Ronny Peterson; Authoral, de André Castro; Casa Baco, de Gil Guimarães; Grupo Petrarca (Lago e Bloco C), comandado pelo chef Marcelo Petrarca; DOC Cucina, de Salvatore Loi; Dom Francisco, de Francisco e Giuliana Ansiliero; Le Birosque, de Luiz Trigo; Ouriço, do chef Thiago Paraíso; Superquadra, de Tonico Lichtsztejn e Luiz Alberto Costa; o premiado Taypá, do chef peruano Marco Espinoza; e Teta Cheese Bar, de Marina Cavechia e Bobson Melo, são o restaurantes brasilienses desta segunda edição do Taste Brasília Festival. Iracema, de Giovana Lima, e 313, que tem a frente o mixologista Vítor Moretti, são os dois bares convidados de 2023.

 

 

A experiência oferece, ainda, área kids, palco musical e Empório Taste. Esse último será um espaço com expositores variados, um balcão de negócios visto como uma oportunidade para os empreendedores atingirem o público consumidor final e os restaurantes, através da venda B2B e B2C.

 

 

A realização do festival torna-se possível com empenho máximo de toda a equipe e patrocinadores que desde o início priorizam a realização de um evento que une qualidade, diversão e responsabilidade. Patrocinadores: Getnet, Tanqueray, Smirnoff, Baden Baden, Electrolux, Shell, Nespresso, Claro, Iguatemi e Casa Riachuelo. Apoio: Cacau Show, Barrilla, Premier Pet, Webmotors, Grand Cru, Andorinha, Prata, Copa Energia, Brasal e Meliã. Apresentação: Santander e Ministério da Cultura. Realização: IMM e fdois.

 

Serviço:

Taste Brasília Festival

Data: de 5 a 7 e de 12 a 14 de maio (de sextas-feiras aos domingos)

Local: Pontão do Lago Sul – SHIS Ql 10, Lote 1/30 Lago Sul – Brasília – DF

Vendas de ingressos online e informações: Home – Taste Festivals Brasil

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Maria Sofia, filha de Tatá Canhedo e Diego Pessoa, completa 3 anos

Aniversário ocorreu no Lago Sul e reuniu amigos e familiares da pequena

41 minutos ago

Lula vota em São Bernardo e critica “candidatos que só sabem provocar”

O presidente votou acompanhado do candidato à prefeitura da cidade pelo PT

1 hora ago

#SkiSeason: as melhores estações de esqui da Suíça

St. Moritz, Zermatt, Grindelwald e Engelberg são ótimas opções para aproveitar o inverno suíço

2 horas ago

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Data limite estabelecida para o primeiro turno é 5 de dezembro

2 horas ago

Eleitores de mais de 5 mil cidades vão às urnas neste domingo (6)

Saiba regras, horários e proibições na hora da votação

2 horas ago

O mito do Coringa

Lançado na sexta-feira 3, Coringa, Delírio a Dois já é considerado pela crítica especializada e…

2 horas ago