GPS Brasília comscore

Tarifa de Trump contra o Brasil é decisão política e insustentável, diz Haddad

Ministro da Fazenda criticou sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta quinta-feira (10), que a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 50% os produtos brasileiros tem motivação política e é “insustentável”. A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.

“Eu acredito que essa decisão é uma decisão eminentemente política, porque ela não parte de nenhuma racionalidade econômica. Não há racionalidade econômica no que foi feito ontem [quarta], uma vez que os Estados Unidos, como todos sabem, ele é super arbitrário com relação à América do Sul como um todo, e ao Brasil também”, afirmou Haddad. 

O titular da pasta afirmou que “não há racionalidade econômica na medida tomada” por Trump. “O Brasil como um todo, nos últimos 15 anos, nós tivemos um déficit de bens e serviços de mais de R$ 400 bilhões de dólares dos EUA”, explicou. 

Segundo o ministro, a decisão de Trump em sobretaxar o País tem relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Até a extrema direita vai ter que reconhecer, mais cedo ou mais tarde, que deu um tiro no pé”, enfatizou. 

“O próprio Eduardo Bolsonaro disse a público que se não vier o perdão, as coisas tendem a piorar. Isso ele disse publicamente, fazendo todos nós acreditarmos, porque não há outra explicação, de que esse golpe contra o Brasil, contra a soberania nacional, foi medido de forças dentro do País”, prosseguiu.

As declarações de Haddad foram dadas em entrevista concedida a mídias independentes do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, nesta quinta-feira (10). 

A carta de Trump

Em carta enviada ao presidente Lula nessa quarta (9), Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. A medida, segundo ele, busca corrigir o que chamou de “décadas de relação comercial injusta”, marcada por supostas barreiras tarifárias e não tarifárias impostas pelo Brasil.

Trump afirmou que o déficit comercial com o país sul-americano representa uma ameaça à economia e à segurança nacional dos EUA, e condicionou a revisão da tarifa à abertura dos mercados brasileiros.

No texto, Trump também criticou duramente o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, classificando os processos contra ele como uma “vergonha internacional” e uma “caça às bruxas”. O republicano disse ter respeito por Bolsonaro e atacou o Supremo Tribunal Federal (STF), acusando a Corte de emitir “ordens de censura secretas e ilegais” contra plataformas de redes sociais americanas. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Condição não necessariamente é permanente e pode estar associada a …

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.