O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) são os preferidos para substituir Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, como candidato ao Palácio do Planalto em 2026. Estes nomes foram os mais indicados por eleitores do ex-presidente da República, segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3).
Quando considerado o eleitorado geral, 15% citam que Tarcísio deveria ser o candidato da direita, enquanto 14% falam em Michelle. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados, junto com Pablo Marçal (PRTB), citado por 11%.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), foi escolhido por 9% e está empatado com outros dois governadores Romeu Zema (Novo), de MInas Gerais, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás. Uma das opções pelo núcleo mais próximo do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro é citado por 4% do eleitorado geral.
Quando o recorte considera apenas eleitores que em 2022 votaram em Bolsonaro, e que teriam portanto mais propensão a escolher um nome deste campo, Michelle é citada por 26% e Tarcísio por 24%. Pablo Marçal fica com 12%. Neste caso, Eduardo Bolsonaro é o quarto, com 8%.
Entre os que votaram em Lula, Tarcísio e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) são citados como os melhores nomes da direita por 10%, um ponto a mais que Pablo Marçal. A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 eleitores entre 27 e 31 de março. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais a mais ou a menos e o nível de confiança é de 95%. (Com Estadão Conteúdo)