Há 25 anos, ‘Os Tapetes Contadores de Histórias’ transforma a maneira como as narrativas são apresentadas ao público infantil. Com uma trajetória repleta de prêmios e inúmeras turnês nacionais e internacionais, o coletivo retorna à CAIXA Cultural Brasília com um projeto inovador que promete encantar crianças e adultos.
A exposição interativa apresenta um vasto acervo de cenários têxteis, mergulhando os visitantes em narrativas de tradição popular brasileira e de outras culturas ao redor do mundo. Com 60 obras montadas ao longo de suas viagens, ‘Os Tapetes Contadores de Histórias’ traz parte desse repertório à CAIXA Cultural, onde estarão em cartaz de 10 de janeiro a 3 de março de 2024.
Programação abrangente e acessível
Além da exposição, que estará aberta à visitação de terça a domingo, das 9h às 21h, o grupo oferecerá 28 sessões de contação de histórias, realizadas de quinta a domingo, incluindo duas sessões com tradução para Libras. Para enriquecer ainda mais a experiência, será promovida uma oficina de formação para contadores. Todas as atividades são gratuitas, com classificação livre, e a visitação será mediada por monitores, incentivando as crianças na experiência lúdica da leitura e da descoberta.
Os integrantes do coletivo, com suas habilidades artísticas, dão vida às narrativas costuradas e bordadas à mão. Coloridos bonecos, vestimentas, tapetes, caixas, painéis e livros ganham vida por meio da voz e interpretação do grupo. As histórias abrangem tradições europeias, africanas, latino-americanas e brasileiras, incluindo obras de renomados autores como Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade.
Serviço:
Viajando com Tapetes Contadores
CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4
Abertura: 9 de janeiro de 2024, às 19h
Visitação: de 10 de janeiro a 3 de março de 2024
Horário: das 9h às 21h, de terça-feira a domingo
Bilheteria: entrada franca
Classificação: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Contação de histórias:
As sessões ocorrem dentro da galeria
Dias e horário: de quinta a domingo, às 15h
Bilheteria: entrada franca, com senhas 1h antes de cada sessão
Lotação: 60 pessoas
Duração: 45 minutos
Classificação: livre para todos os públicos
Sessões com tradução para Libras: dias 18 e 25 de janeiro, às 15h
Durante a apresentação, a galeria fica reservada para os espectadores, sendo reaberta ao final de cada sessão
Oficina de formação:
Ateliê de Histórias, com Warley Goulart
Dias: de 23 a 26 de janeiro (terça à sexta), das 17h às 20h.
Número de participantes: 25 por oficina, acima de 14 anos.
Inscrição online pelo site da Caixa Cultural Brasília