GPS Brasília comscore

SUV elétrico Peugeot e-2008 chega por R$ 259.990

A frente tem elementos cromados e faróis Full LEDs. A grade traz detalhes da mesma cor da carroceria, que podem ser laranja, cinza e preta e azul e branca

Compartilhe:

A **Peugeot** acaba de lançar seu terceiro carro 100% **elétrico** no Brasil, o e-2008. A nova opção do SUV compacto tem bom conjunto de recursos **semiautônomos** de condução e tabela de R$ 259.990. Ou seja, só fica atrás do JAC e-JS4 que, por R$ 249.900, é o SUV elétrico mais barato do País.

O 2008 com motor a **combustão** é feito sobre a plataforma PF1. Já o e-2008 vem da **França** e utiliza a base e-CMP, exclusiva para carros elétricos e que permite a adoção de recursos eletrônicos **modernos**.

O e-2008 compartilha o motor e as baterias de 50 kWh com o e-208 Assim, a potência é equivalente a 136 cv e o torque é de 26,5 mkgf. A **velocidade máxima** é limitada a 150 km/h para reduzir o desgaste das baterias. O SUV leva 9 segundos para ir de 0 a 100 km/h.

![(Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/peugeot_e_2008_2023_brasil_d95af3059d.webp)

O _Jornal do Carro_, do _Estadão_, deu uma volta em ciclo urbano no novo modelo. E, embora o _test drive_ oferecido pela Peugeot não tenha sido suficiente para avaliar todos os recursos do carro, a primeira impressão é de que o e-2008 é bem **confortável**

Colaboram com isso os três modos de condução. O Sport prioriza o desempenho, o Normal é para o dia a dia e o Eco foca a autonomia que, segundo a marca, chega a 345 km.

Conforme a Peugeot, repor 80% da carga em carregadores rápidos leva 30 minutos. No _Wallbox_, são seis horas.

A função _B Mode_ ajusta a intensidade da **regeneração** da **energia** gerada nas desacelerações. Assim, o motorista pode guiar a maior parte do tempo usado só o pedal do acelerador.

![(Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/ALTA_5398_e1667947719408_2a093d435b.webp)

No visual, a frente tem elementos **cromados** e faróis **Full LEDs**. A grade traz detalhes da mesma **cor** da carroceria, que conta com cinco opções: laranja, cinza e preta (metálicas) e azul e branca (perolizadas).

As **rodas** são de liga leve de 18 polegadas com acabamento **diamantado**. As capas dos retrovisores são pintadas de preto e o carro vem com **teto solar**. Atrás, as lanternas têm luzes de LEDs e são ligadas por uma faixa horizontal preta.

Na cabine, há o chamado _Peugeot i-Cockpit_. Isso inclui volante pequeno, com boa empunhadura, e quadro de instrumentos 100% digital. Os botões espalhados pelo painel lembram teclas de piano e a central multimídia tem tela de 10″ sensível ao toque.

O sistema tem conexão com Android Auto e Apple Carplay. Porém, é preciso utilizar cabo. Curiosamente, há carregador de celular por indução.

De série, há **ar-condicionado digital**, **controles** eletrônicos de estabilidade e tração e seis air bags. Sensores de obstáculos na frente e atrás, câmera na traseira, controle automático de velocidade, frenagem automática de emergência e assistência de farol alto também vêm de fábrica. Assim como reconhecimento de placas de **velocidade**, alerta de ponto cego e aviso e correção de permanência na faixa, entre outros.

O Peugeot e-2008 também está disponível por meio de assinatura. Nesse caso, os custos de documentação e **revisões**, por exemplo, estão incluídos no valor da mensalidade. Os preços partem de R$ 199 por dia e de R$ 5.999 por mês.

**FICHA TÉCNICA**

Peugeot e-2008

Preço sugerido: R$ 259.990

Motor: Elétrico, a baterias

Potência: 136 cv

Torque máximo: 26,5 mkgf

Autonomia: 345 km

0 a 100 km/h: 9 segundos

Comprimento: 4,30 metros

Largura: 1,77 metro

Porta-malas: 434 litros

Fonte: Peugeot

PRÓS E CONTRAS

PRÓS – EQUIPAMENTOS

SUV tem 2 telas digitais, vários recursos semiautônomos de condução, teto solar e seis air bags, entre outros itens.

CONTRAS – CONECTIVIDADE

Para parear o kit multimídia ao Apple CarPlay ou Android Auto, é preciso usar cabo.