GPS Brasília comscore

Surpreenda-se com a modernidade: Eclipse online!

A **Astrologia** tem sido fascínio de muitas pessoas nos últimos tempos. É inegável que é um assunto **moderno** e cada vez mais discutido entre os interessados em coisas **esotéricas**. Contratar astrólogos para leitura de _mapa astral, astrocartografia, movimentação dos astros e até previsões mensais_, virou algo rotineiro. Agora a junção da astrologia com a tecnologia vem para ajudar os interessados no assunto.

No dia 25 de outubro, acontece o segundo e último eclipse solar parcial do ano. O acontecimento será visto de algumas regiões da Europa, Ásia e África. Lembra quando assistir um eclipse necessitava de uma **programação**? _Local, hora, equipamentos especiais e sorte para condições climáticas_ favoráveis para conseguir enxergar o fenômeno eram imprescindíveis. No Brasil, não será possível acompanhar o **eclipse**, mas a boa notícia é que o fenômeno será exibido em _transmissões online_. Ou seja, poderá ser acompanhado de qualquer aparelho que tenha _conexão à internet_.

Durante o fenômeno, a Lua irá “esconder” parte do disco solar. Os eclipses solares ocorrem quando a **Lua** fica entre a **Terra** e o **Sol**, projetando sua sombra sobre nosso planeta. É por isso que estes fenômenos ocorrem somente durante a fase lunar nova, na qual a Lua passa diretamente entre nosso planeta e o Sol. Dependendo do alinhamento entre os **astros**, o eclipse solar pode ser total, parcial ou anelar. No caso do eclipse em questão, o fenômeno será parcial.

O evento começará às 05h58 (horário de Brasília) do dia 25 e irá acabar aproximadamente às 10h01. Parte do Sol ficará visível durante todo o eclipse, variando de acordo com o local do observador. O ponto central do eclipse (o lugar na Terra em que uma linha imaginária do centro do Sol e da Lua se encontram) estará no polo Norte e, quanto mais longe de lá, menos o disco solar estará oculto.

**Onde assistir:**

O eclipse solar parcial não será visível em solo brasileiro, mas isso não significa que você não poderá acompanhá-lo. Haverá uma série de transmissões ocorrendo online no dia 25, em diferentes horários e lugares do mundo.

Uma delas será realizada pelos membros do projeto Virtual Telescope, com imagens do eclipse transmitidas de Roma, na Itália. A live começa no dia 25 às 6h, no horário de Brasília e, para acompanhá-la, acesse o site do projeto Virtual Telescope ou pelo vídeo abaixo:

Outra opção é assistir à transmissão da equipe do site Time and Date. A live começa às 5h30 no horário de Brasília, e você poderá acessá-la no canal do Time and Date no YouTube, em vídeo exibido logo abaixo:

Por fim, o Observatório Real de Greenwich, no Reino Unido, fará uma transmissão do eclipse com imagens do telescópio Annie Maunder Astrographic. A live começa às 6h05 (horário de Brasília) e será apresentada por Jake Foster, astrônomo do observatório. Você pode acessá-la no canal Royal Observatory Greenwich, ou pelo vídeo incorporado aqui embaixo:

Veja também

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

A diversidade do Brasil impulsiona o turismo de luxo, com …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.