GPS Brasília comscore

Supermercados devem encerrar venda de álcool líquido 70% até abril

Estabelecimentos se preparam para cumprir resolução da Anvisa e encerrar vendas do produto
Anvisa alerta sobre repelentes adequados contra o mosquito da dengue
Anvisa | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Compartilhe:

Os supermercados de todo o país estão se preparando para encerrar a venda de álcool líquido 70% até o dia 29 de abril, conforme determinação da Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação é da colunista Samanta Sallum, do Correio Braziliense

A autorização temporária para a comercialização do produto, que tinha como objetivo ampliar o acesso da população aos produtos que ajudam na redução do contágio do  covid-19, será encerrada no final deste mês.

Desde que a Resolução entrou em vigor, os estabelecimentos vêm comercializando apenas os estoques permitidos pela RDC Nº 766, o que tem levado em alguns pontos de venda à falta do produto. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) alerta que a proibição pode retirar do consumidor o acesso a um produto comprovadamente eficaz nos cuidados com a saúde e na sanitização de ambientes.

Para o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, o setor supermercadista realizou uma campanha bem-sucedida de orientação aos consumidores, resultando em um uso seguro e responsável do produto, sem o registro de contingências ou acidentes desde sua liberação em 2022. Desde então, mais de 64 milhões de unidades de álcool líquido 70% foram comercializadas pelos supermercados em todo o país.

A Abras vem tentando junto à Anvisa a flexibilização do prazo para a venda do produto nos estabelecimentos do setor, mas por enquanto a data limite de 29 de abril permanece. Os consumidores que ainda precisarem do álcool líquido 70% devem se antecipar e garantir seu estoque antes do prazo final estipulado pela Anvisa.