GPS Brasília comscore

Suíça bate Camarões na abertura do grupo do Brasil

No duelo que abriu a chave do Brasil na Copa do Mundo do Catar, **a Suíça derrotou Camarões por 1 x 0 no Estádio Al Janoub, pelo Grupo G da competição**. O gol da vitória saiu dos pés de um atacante nascido no país adversário. **Embolo é natural de Yaoundé, capital camaronesa, de onde saiu aos cinco anos**, com a mãe, para viver na França e, no ano seguinte, na Suíça. O jogador se naturalizou em 2014, ano em que estreou no Basel, time da cidade suíça onde foi morar.

**Camarões dominou as ações no primeiro tempo.** A seleção africana teve as duas melhores chances na primeira etapa. Aos nove minutos, Mbeumo recebeu de Hongla pela esquerda, entrou na área e bateu cruzado, em cima do goleiro Sommer. No rebote, quase na marca do pênalti, Ekambi chutou por cima. Aos 13, Choupo-Moting tomou do zagueiro Akanji na intermediária e chutou, mas o arremate saiu fraco. **A Suíça mostrava dificuldades para chegar ao último terço do campo.** Apenas aos 39 minutos é que Embolo invadiu a área, mas a finalização travada por Castelletto, que desviou pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Elvedi cabeceou rente à trave direita.

Na volta do intervalo, o jogo mudou. **Na primeira finalização em direção à meta camaronesa, os suíços abriram o placar.** Aos dois minutos, o volante Freuler lançou Shaqiri na esquerda. O meia cruzou de primeira e rasteiro para Embolo, livre, concluir para as redes. **O camisa 7 não comemorou o gol.** Ele é o segundo jogador a balançar as redes contra seu país de nascimento em toda a história da Copa do Mundo. O primeiro atleta a marcar contra a sua terra natal foi o alemão Bickel, também pela Suíça em 1938.

A mudança no placar deixou o confronto mais franco.** Aos 11, Choupo-Moting escapou de Akanji pela direita e finalizou rente à linha de fundo, dentro da área, parando em Sommer**. Aos 20, foi a vez de Onana, goleiro camaronês, trabalhar. O lateral Silvan Widmer cruzou pela direita e Vargas chegou batendo na área, para boa defesa do camisa 23.

A Suíça continuou apostando nas bolas lançadas às costas da defesa e esteve mais perto do segundo gol que os africanos do empate. Aos 36, Rieder recebeu na esquerda e cruzou rasteiro. O zagueiro N’Koulou se antecipou a Onana para cortar e quase marcou contra. **Aos 43, o volante Xhaka soltou a bomba da entrada da área e parou em Onana.** Nos acréscimos, o atacante Seferovic ainda teve uma última oportunidade, mas o chute explodiu em Castelletto.

**Com o resultado, os africanos amargaram a oitava derrota consecutiva em Mundiais e continuam sem vencer desde 2002.** Os europeus, por sua vez, largam bem para tentar chegar mais uma vez à fase de mata-mata. Nas últimas cinco participações, conseguiram o feito quatro vezes. **Na próxima segunda-feira, Shaqiri e companhia voltam a campo para medir forças com o Brasil** enquanto os camaroneses farão confronto decisivo contra a Sérvia.

**SUÍÇA 1**
Sommer, Widmer, Elvedi, Akanji e Ricardo Rodríguez (Cömert); Freuler, Xhaka e Sow (Frei); Shaqiri (Okafor), Vargas (Rieder) e Embolo (Seferovic).
**Técnico:** Murat Yakin

**CAMARÕES 0**
Onana, Fai, Castelletto, N’Koulou e Tolo; Oum Gouet, Anguissa e Hongla (Ondoua); Mbeumo (Ngamaleu), Toko Ekambi (N’Koudou) e Choupo-Moting (Aboubakar).
**Técnico:** Rigobert Song

**Gol:** Embolo, aos 2 minutos do segundo tempo.

**Árbitro:** Facundo Tello, auxiliado por Ezequiel Brailosvky e Gabriel Chade

**Estádio:** Al Janoub

Veja também

Quanto mais cedo um adolescente tem acesso a substâncias como …

Ação visa informar e educar a população sobre zumbido, misofonia …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI