A **eleição** do **Papa Francisco** no dia 13 de março de 2013 foi um momento **crucial** na história da Igreja Católica. O primeiro **latino-americano** a assumir a posição escolheu o nome Francisco — de São Francisco de Assis — inspirado pelo cardeal brasileiro **Cláudio Hummes** e por querer, segundo ele, _”uma igreja pobre e para os pobres”_.
Agora, depois de passar por uma **cirurgia** no **cólon** há cerca de um ano, o pontífice que não descarta **renunciar** por motivos de saúde, prepara sua **sucessão** com a posse neste sábado, 27, na **basílica de São Pedro no Vaticano**, de 20 novos cardeais, sendo 16 deles com direito a **voto** no conclave para a **eleição** de seu sucessor. O Papa de 85 anos convocou todos os cardeais do mundo para uma **reunião inédita** de dois dias.
_(Foto: Reprodução/Instagram)_
A **convocação** de quase 300 cardeais é uma espécie de **pré-conclave**, durante o qual será feito um **balanço** da situação da Igreja após quase dez anos de liderança do Papa latino-americano.
Na relação dos 16 cardeais com menos de 80 anos e, portanto, que têm direito a **voto** em caso de conclave pela **renúncia** ou **morte** de Francisco, estão três latino-americanos, sendo dois **brasileiros** — **Leonardo Ulrich Steiner**, arcebispo de Manaus, e **Paulo Cezar Costa**, arcebispo de Brasília — e um **paraguaio** — Adalberto Martínez Flores, arcebispo de Assunção.
 _Arcebispo Paulo Cezar Costa (Foto: Reprodução/Arquidiocese de Brasília)_