GPS Brasília comscore

Sucessão no STF: advogados assinam carta em solidariedade a Zanin

Grupo Prerrogativa afirma que ataques visam "macular" a imagem do defensor de Lula. Aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski movimenta bolsa de apostas sobre substituto

Compartilhe:

Um grupo com mais de 200 advogados assina uma carta divulgada nesta quarta-feira (22) em solidariedade ao colega de profissão Cristiano Zanin, um dos nomes cotados para a cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF) que será deixada vaga pelo ministro Ricardo Levandowski em maio.

 

O texto cita “ataques” direcionados a Zanin, os quais “se valem de questões familiares para tentar macular a sua imagem“. A carta também menciona inconformismo com iniciativas que, ao largo dos requisitos constitucionais, tenham por objetivo atacar pessoas, famílias e biografias“.

 

Lula avalia agora apenas dois nomes: Zanin e os advogados Manoel Carlos de Almeida Neto, que também assina a carta.

 

A lista é encabeçada por Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas, e contém advogados conhecidos nacionalmente, como Nelson Wilians, Aury Lopes Jr., Antonio Carlos de Almeida Castro (o “Kakay“), Alberto Zacharias Toron, Pierpaolo Cruz Bottini, Roberto Podval e Carlos Harten – que integra o Conselho Federal da OAB. Outra assinatura que se destaca é a de Maria Claudia Bucchianeri, ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

A disputa pela vaga no Supremo ocorre em meio ao rompimento entre Zanin e Roberto Teixeira, seu sogro e antigo compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em agosto do ano passado, os dois desfizeram a sociedade no renomado escritório Teixeira Zanin Martins Advogados.

 

Mais da metade das assinaturas pertence a membros do Prerrogativas, um grupo nacional de advogados, coordenado por Marco Aurélio de Carvalho, primeiro signatário da lista. A articulação foi criada, inicialmente, para defender o exercício da advocacia na atuação da defesa dos réus e investigados na Lava Jato, mas tomou proporções maiores e hoje tem alcance nacional. O grupo é bastante próximo ao presidente Lula (PT).

 

A organização da carta foi encabeçada pelo advogado Marcelo Knopfelmacher. Ele também faz parte do Prerrogativas e patrocinou a defesa de procuradores da Operação Lava Jato, como Deltan Dallagnol, hoje deputado federal pelo Podemos do Paraná.

 

Veja a carta:

 

Carta Aberta em Solidariedade a Cristiano Zanin

 

Nós, advogadas, advogados, membros da classe jurídica e cidadãos brasileiros, vimos a público manifestar nossa solidariedade ao advogado Cristiano Zanin, em razão dos ataques que referido profissional vem sofrendo e que se valem de questões familiares para tentar macular a sua imagem.

 

Cristiano Zanin, como se sabe, é apontado como um dos possíveis nomes para o cargo de Ministro do STF em virtude da aposentadoria do Ministro Ricardo Lewandowski em maio futuro.

 

Assim, invocar questões familiares para destruir reputações é tática que coloca em segundo plano os requisitos que a Constituição exige para a escolha de um Ministro do STF: notável saber jurídico e reputação ilibada.

 

Por essas razões é que externamos nossa solidariedade ao advogado Cristiano Zanin, registrando também nosso inconformismo com iniciativas que, ao largo dos requisitos constitucionais, tenham por objetivo atacar pessoas, famílias e biografias.