GPS Brasília comscore

Substituto de Marcola no PCC é preso na Bolívia com documento falso

Líder da maior facção criminosa do país, Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, era foragido desde 2019

A Polícia Federal confirmou nesta sexta-feira (16) a prisão de Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, apontado como o sucessor de Marcola no comando do Primeiro Comando da Capital (PCC). A captura ocorreu em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e foi realizada por agentes da Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen (FELCC), após o criminoso apresentar documentos falsos para tentar renovar o visto no país vizinho.

Segundo as autoridades brasileiras, o uso de um cartão de identidade com nome falso acendeu o alerta da Interpol, que já havia incluído o nome de Tuta na lista de Difusão Vermelha, destinada à busca internacional de criminosos.

Com mais de 12 anos de prisão decretados pela Justiça de São Paulo por associação criminosa e lavagem de dinheiro, Tuta era considerado um dos nomes mais influentes na nova geração do PCC. A ascensão ocorreu entre 2019 e 2020, período em que lideranças históricas da facção, como Marcola (Marco Willians Herbas Camacho), foram isoladas em presídios federais.

O criminoso segue detido pelas autoridades bolivianas e aguarda os trâmites legais para expulsão do país ou extradição para o Brasil.

Estrutura da facção

O Primeiro Comando da Capital é hoje a principal facção criminosa do Brasil, com atuação em diversos estados e conexões internacionais. Informações de inteligência revelam uma organização baseada em setores administrativos, controle de territórios e logística de tráfico, operando como uma verdadeira “empresa do crime”. A prisão de Tuta é considerada estratégica no enfraquecimento da atual liderança.

No início do ano, uma força-tarefa nacional contra o crime organizado foi reforçada para desmantelar a estrutura do PCC e evitar o fortalecimento de novos líderes.

Tuta estava foragido há mais de quatro anos. Sua prisão é tratada pela Polícia Federal como uma vitória no combate à facção. Outros três integrantes do grupo criminoso, também condenados, já estão presos.

Veja também

Solidão e isolamento estão entre as causas mais comuns de …

Grande Prova Vinhos do Brasil elege vinho, Quatro Altitudes da …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.