Categories: Justiça

STJ forma maioria para que Robinho cumpra a pena no Brasil

Com o placar de 9 x 2, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) formou maioria nesta quarta-feira (20) para que Robinho cumpra no Brasil a pena por estupro. O ex-jogador foi condenado pela Justiça da Itália a nove anos de prisão.

Os ministros que alinharam seus votos com o do relator ministro Francisco Falcão foram os ministros: Humberto Martins, Herman Benjamin, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell, Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva e Sebastião Reis Jr.

Para Francisco, a pena deveria ser cumprida imediatamente, porém os outros ainda discutem essa possibilidade. Vale lembrar que a corte não está decidindo se Robinho cometeu o crime ou não, e sim se irá cumprir pena no Brasil ou na Itália.

O ministro Mauro Campbell Marques afirma que “Brasil não pode ser refúgio para criminosos”.

Para o ministro Falcão, “negar a transferência da pena do requerido pelo simples fato de ser brasileiro nato” poderia acarretar em problemas diplomáticos entre o Brasil e a Itália. De acordo com o ministro, a sentença confirmada pelo tribunal ordinário de Milão, que é a autoridade competente para processar e julgar a ação penal.

“Defender que não se possa executar aqui a pena imposta em processo estrangeiro portanto é o mesmo que defender a impunidade do requerido pelo crime praticado”, afirmou.

O ministro ainda lembrou que não é possível extraditar o ex-jogador, que é brasileiro nato: “Pois por meio de tratados internacionais, a rede de proteção de cidadãos brasileiros foi feita com a possibilidade de cumprimento da pena no seu próprio país”, disse.

O ministro Raul Araújo, que divergiu seu voto de Falcão justificou seu voto dizendo que o Tribunal não poderia atribuir a condenação da Itália, a uma sentença de um brasileiro nato.

“Lembrando que quem precisa dessas garantias, inerentes ao processo legal, é o réu, é o condenado. Todos nós, que estamos fora das páginas desses autos, estamos sempre tranquilos. As garantias só nos preocupam e nos são especialmente caras e muito perceptíveis quando sentamos no banco dos réu ou temos uma condenação”, afirmou.

Henrique Neri

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (CEUB), atua como estagiário, cobrindo diversas áreas do GPS

Posts Recentes

Seleção brasileira fica pelo caminho na Copa América

Brasil perde do Uruguai nos pênaltis e é eliminado nas quartas de final da competição

8 horas ago

Fraudes contábeis nas Americanas superaram os R$ 25 bilhões

Dois ex-diretores chegaram a ter prisão preventiva decretada

13 horas ago

5 livros para ler com as crianças nas férias escolares

Criar hábito da leitura na infância contribui para a saúde e pode ser adotado de…

14 horas ago

32ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão chega a Estrutural

Ação contou com a presença da governadora em exercício Celina Leão

14 horas ago

Bolsonaro ignora indiciamento pela PF e critica imprensa e PT

Discurso aconteceu durante conferência que reune líderes da direita em Santa Catarina

15 horas ago

Obras na Cidade do Rock já começaram para receber o maior festival do Brasil

Mundo e Sunset, principais palcos do festival, começam a ser montados para receber artistas como…

15 horas ago