GPS Brasília comscore

STJ descarta “racismo reverso” e decide que injúria racial não se aplica a pessoas brancas

Ministros reforçam que racismo é um fenômeno estrutural e que a legislação busca proteger grupos historicamente discriminados

 

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, rejeitar a ação de um homem branco que alegava ter sido vítima de “racismo reverso”. O caso analisava se uma mensagem enviada por um homem negro, chamando o outro de “escravista cabeça branca europeia”, poderia ser enquadrada como injúria racial.

Os ministros concluíram que a legislação brasileira de combate ao racismo tem como foco a proteção de grupos minoritários historicamente discriminados.

Dessa forma, não se configura injúria racial quando a ofensa tem como base a cor da pele de uma pessoa branca. O entendimento foi de que, nesses casos, a acusação pode ser analisada sob a perspectiva de injúria simples, prevista no Código Penal, mas não sob a ótica da discriminação racial.

O julgamento teve como base a denúncia do Ministério Público de Alagoas, que havia enquadrado a ofensa como injúria racial com base no artigo 140, § 3º, do Código Penal.

No entanto, os ministros do STJ discordaram dessa interpretação, sustentando que a norma tem como objetivo a proteção de grupos que historicamente sofreram discriminação e desigualdade.

Em sua decisão, a Sexta Turma do STJ destacou que o conceito de “racismo reverso” não se sustenta juridicamente, pois o racismo é um fenômeno estrutural que afeta grupos minoritários e não pode ser aplicado a pessoas pertencentes a grupos majoritários em posições de poder.

O conceito de racismo reverso é rejeitado, pois o racismo é um fenômeno estrutural que historicamente afeta grupos minoritários, não se aplicando a grupos majoritários em posições de poder. A interpretação das normas deve considerar a realidade concreta e a proteção de grupos minoritários, conforme diretrizes do Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial do Conselho Nacional de Justiça”, diz a decisão do STJ.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.