Na última quarta-feira (16), o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu em cerimônia, a mudança do nome do museu da Corte para Espaço Ministro Sepúlveda Pertence. O ministro aposentado faleceu no último mês. A resolução para o batismo do espaço foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além disso, durante sua carreira, Sepúlveda também foi procurador-geral da República, presidente do STF e presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
O acontecimento contou com presenças ilustres, como o procurador-geral da República, Augusto Aras, a presidente do STF, Rosa Weber e os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Roberto Barroso, Édson Fachin, Nunes Marques, Luiz Fux e Carmen Lúcia. A família do jurista também esteve presente.
A equipe do GPS Brasília conversou com o filho do ex-presidente da Corte, Eduardo Sepúlveda, que em nome da família agradeceu pela condecoração. “Foi uma homenagem muito emocionante para toda a família, pois o meu pai tinha verdadeira devoção pelo Supremo Tribunal, ele atuou por 62 anos de sua vida ao Supremo”, afirmou.
Ele também explicitou a importância do fato, uma vez que seu pai serviu ao STF em todas as etapas da carreira, desde advogado formado até se tornar presidente da Casa. “Considerava a sua passagem como ministro como o maior galardão de sua vida”, completou.