A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) agendou o início do julgamento da ação penal contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti para o dia 9 de maio. Eles são acusados de envolvimento na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A sessão será feita em plenário virtual e terminará no dia 16 de maio, caso nenhum ministro solicite vista ou destaque. A denúncia foi acolhida em maio de 2024 pelo relator Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.
O Ministério Público afirma que Zambelli coordenou a invasão a sistemas do Poder Judiciário para manipular dados oficiais. Já Delgatti seria o executor direto da ação, que teria ocorrido entre agosto de 2022 e janeiro de 2023. A PGR pediu a condenação de ambos pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.
A defesa de Zambelli solicitou que o julgamento seja em plenário físico, para a exposição dos argumentos oralmente, mas ainda não há decisão sobre o assunto.